Conheça as maiores vantagens da automação residencial

De inovação a entretenimento, comodidade e economia, conheça e entenda as principais razões pelas quais vale tanto a pena ter uma casa inteligente
Conheça as maiores vantagens da automação residencial
Kosten-haus , 15/06/2021

Quando pensamos em automação residencial, geralmente palavras como inovação, modernidade e diversão são as primeiras que vêm à mente.

Essa visão está correta. Automação residencial nada mais é do que a utilização de recursos tecnológicos para integrar sistemas em uma casa e facilitar tarefas. E, sim, essas tarefas também ficam mais divertidas e a casa fica com um ar moderno.

No entanto, a automação residencial é muito mais do que entretenimento e novidade. Também é uma forma de simplificar e agilizar processos, de reduzir custos, de aumentar o conforto e a praticidade no seu dia a dia, de melhorar a segurança de sua casa e até de aumentar a eficácia dos seus dispositivos.

Não é à toa que casas automatizadas também são conhecidas como casas inteligentes. 

Conheça as 5 principais razões pelas quais vale tanto a pena ter automação residencial:

 

1. Praticidade e conforto

Conforme falamos, a automação residencial tem como objetivo facilitar as tarefas e, portanto, a rotina dos moradores.

É possível automatizar diversos itens da sua casa e controlá-los da forma como preferir, usando o seu celular, aplicativo com comando de voz via assistente virtual como a Alexa, um controle universal (controle remoto com visor ou função touchscreen) ou um keypad (um teclado posicionado na parede que se assemelha a um interruptor convencional, com mais botões e cenas programáveis).

Um dos controles mais utilizados na automação de residências é o keypad touch, espécie de tablet que faz as funções agregadas do keypad, do aplicativo e do controle universal.

Isso significa que, a qualquer momento e de qualquer lugar, você pode controlar a sua casa toda na palma da sua mão. Tanta comodidade, é claro, também se traduz em mais conforto e tranquilidade, motivos frequentemente citados como a principal vantagem dessa tecnologia.

“O maior benefício em ter automação é a comodidade que o sistema proporciona. Posso sair de casa, apertar a cena OFF do keypad da entrada e as luzes se apagarão, sem me preocupar com o que ficou ligado”, afirma Glaucia Puccinelli, que automatizou sua casa em Itatiba (SP).

 

 

“Poder chegar em casa e controlar a iluminação inteira a distância de um toque não tem preço”, completa Luis Paulo, dono de uma casa inteligente em Ribeirão Preto (SP).

Vale lembrar que, com a automação residencial, uma série de conveniências é possível. Você pode programar o ar-condicionado para ligar pouco antes de você chegar em casa a fim de encontrar o ambiente na temperatura ideal, por exemplo. Também pode programar a abertura do portão da garagem quando você estiver chegando ou o fechamento de janelas em caso de chuva.

Você não precisa sequer sair do sofá para ligar a TV e o som, apagar ou diminuir o brilho das lâmpadas e fechar as cortinas para ver um filme – é só apertar um botão e curtir uma configuração especial para a hora do cineminha.

Em resumo, você pode planejar diversos recursos para as situações mais corriqueiras da sua casa e aproveitar toda a praticidade resultante.

 

2. Economia e sustentabilidade

Alguns dos itens mais comuns de se automatizar em uma casa são a iluminação e a climatização, como lâmpadas, ar-condicionado, cortinas e ventiladores.

Quando tornamos esses dispositivos inteligentes, economizamos energia e tornamos nossas casas e prédios mais sustentáveis.

É possível, dentre outras coisas, regular a cortina para aproveitar o máximo de luz natural, ou apagar luzes e desligar ares-condicionados à distância, caso você os esqueça ligados.

Existem até funcionalidades que permitem monitoramento do consumo de energia e de água, detectando problemas em tempo real e evitando desperdícios.

Como a tecnologia é usada a favor da eficiência, além de gerar economia, a automação também contribui para a diminuição do impacto humano na natureza.

Tanto que tecnologias de automação residencial e predial são frequentemente consideradas pontos essenciais para a obtenção de certificações ambientais, como a LEED.

Conforto, segurança e economia são algumas das maiores vantagens da automação residencial

 

3. Segurança

É possível integrar a automação residencial ao sistema de segurança de sua casa, como alarmes, fechaduras eletrônicas e câmeras de segurança com ou sem monitoramento em tempo real.

Existem também tecnologias mais avançadas, como biometria e reconhecimento facial para controle de acesso.

Uma das maiores vantagens de segurança é ter acesso a esses itens automatizados do seu celular, o que garante que os moradores acompanhem o que está acontecendo na sua casa quando não estão por lá.

 

4. Entretenimento

Não podemos deixar de fora esse que é, sim, um dos maiores benefícios da automação residencial.

A segurança, a economia e a praticidade são muito importantes, mas o acesso à entretenimento de qualidade também é uma das maiores vantagens da automação.

Nem sempre temos muito tempo disponível para o lazer. A automação residencial facilita e traz mais diversão para dentro de nossos lares, permitindo momentos de conexão entre os moradores.

Usando configurações especiais para cada situação, é possível curtir um filme em família, relaxar após um dia de trabalho, aproveitar um som durante um jantar com os amigos e até chegar em casa com a chopeira no ponto para servir um chope gelado. Já pensou?

Essas ocasiões divertidas criam laços e geram memórias inesquecíveis com as pessoas que amamos.

 

5. Valorização do imóvel e custo-benefício excelente

A automação residencial é uma benfeitoria – ao integrar sua casa com uma tecnologia cada vez mais presente e essencial, você valoriza o seu imóvel e pode obter um retorno significativo caso decida vendê-lo no futuro.

Projetos de automação também costumam ter um custo-benefício atrativo – além das vantagens indiretas, como aumento do conforto e da segurança, a eficiência que a automação traz é capaz de gerar economia na conta e reduzir falhas e necessidade de manutenção de equipamentos.

Quando se trata de automação residencial, comodidade e praticidade são a chave. Mas, como existem diversas funções que oferecem economia, se for do interesse do cliente, ela pode ser significativa (por exemplo, ultrapassar 20%).

 

 

BÔNUS: Personalização

A graça da automação residencial não é ter uma lâmpada inteligente padrão, e sim integrar os recursos que você mais usa na sua casa para criar experiências únicas.

A automação residencial é uma tecnologia que permite uma multiplicidade de aplicações diferentes – não só por conta da variedade de itens que pode ser automatizada, mas também pela abundância de funcionalidades, configurações, conectividades...

O melhor projeto de automação residencial é aquele que viabiliza o seu sonho, ou seja, personalizado para as suas necessidades, para o tamanho da sua casa e para o seu bolso.

Se é isso que você está buscando, nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco ou preencha o formulário abaixo solicitando um projeto de automação residencial personalizado!
Automação Residencial

Comentários

Siga

Inscreva-se

Adicione seu e-mail aqui e receba as
novidades Kosten-haus em primeira mão.

Fale conosco

Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato

Formulário