Como economizar energia com automação residencial?
A automação residencial, além de trazer mais conforto e praticidade, pode levar a economia na conta de energia da sua casa. Saiba como
A automação residencial tem vários benefícios. Embora os mais conhecidos sejam o conforto e a comodidade, uma das vantagens mais interessantes de ter uma central de automação em sua casa é a economia de energia.
Nos últimos anos, a conta de energia elétrica tem se tornado cada vez mais cara, especialmente considerando as recentes crises hídricas. Infelizmente, a situação não deve mudar tão cedo.
Embora existam algumas ações que podemos tomar para diminuir o nosso consumo, contar com a ajuda da tecnologia pode realmente fazer a diferença para tornar nossas casas mais sustentáveis.
Por exemplo, uma das melhores formas de evitar o desperdício e otimizar o uso energético de equipamentos é através da automação. Tanto que ela é um requisito frequente para a obtenção de certificados ecológicos prediais.
Para se ter uma ideia, a economia na conta pode chegar a 35%, dependendo de como você utiliza a tecnologia.
Conheça as formas pelas quais a automação pode levar à economia de energia e saiba como implantar uma central de automação residencial em sua casa:
Como a automação ajuda a reduzir o consumo de energia
Conforme explicamos, a tecnologia de automação pode ser uma excelente aliada na otimização do uso de equipamentos e na diminuição do desperdício.
Alguns dos itens mais comuns de se automatizar em casas e prédios são a iluminação (como lâmpadas, abajures, spots etc.), a climatização (especialmente aparelhos de ar-condicionado e ventiladores) e cortinas, persianas e janelas.
Através de sensores, é possível programar diversos dispositivos para funcionarem de maneira ideal e automática, otimizando a exposição à luz solar, controlando a temperatura ambiente e levando a um consumo menor de energia.
Por exemplo, persianas podem abrir e fechar sozinhas, aproveitando a luz natural ao máximo e evitando que luzes sejam acesas. Também podem evitar danos aos móveis e uso intenso de ar-condicionado em dias muitos quentes ao controlar a exposição solar dentro do ambiente. Se houver necessidade de acender as lâmpadas, é possível regular sua intensidade, consumindo menos energia sempre que plausível.
Além do funcionamento otimizado, a facilidade de controle, inclusive à distância, evita que luzes desnecessárias fiquem acesas durante o dia, que aparelhos de ar-condicionado sejam esquecidos ligados etc. Tudo isso também leva a uma grande redução na conta.
Por exemplo, você pode programar as luzes do jardim para se apagarem automaticamente ao nascer do sol.
Também pode criar “cenas” especiais para facilitar o gerenciamento de dispositivos que consomem energia, como uma que apague todas as luzes e desligue todos os aparelhos com um único clique ou comando de voz. Assim, quando você sair de casa, pode acioná-la para ter certeza de que não haverá desperdício.
E esses são apenas alguns exemplos das possibilidades da automação. Uma infinidade de equipamentos pode ser automatizada e ter seu uso otimizado, como áudio, vídeo, câmeras de segurança, alarmes, aspiração central, irrigação de jardins, saunas e até aquecimento de piso.
Com uma central de automação, você pode monitorar todos os equipamentos integrados ao sistema e perceber quais consomem mais energia e como você pode melhorar seus hábitos de consumo.
Isso também permite que você detecte qualquer problema com antecedência, como falhas ou vazamentos, facilitando e até diminuindo a necessidade de manutenção.
Automação Residencial Campinas: transforme sua casa!
Anterior
Sistema de iluminação residencial inteligente: como funciona e controles
Próximo
Comentários
Siga
Categorias Populares
Fale conosco
Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato