Automação corporativa: o que é e como fazer
Automação corporativa é a utilização de tecnologia para integrar espaços, recursos e dispositivos em uma empresa ou estabelecimento a fim de facilitar tarefas, promover a produtividade e economizar

Automação corporativa é a utilização de tecnologia para integrar espaços, recursos e dispositivos em uma empresa ou estabelecimento a fim de facilitar tarefas, promover a produtividade e economizar energia.
Entre outras coisas, é possível automatizar a iluminação, a climatização, os equipamentos de áudio e vídeo, as câmeras de segurança e os alarmes, além de gerir salas de reunião, criar relatórios de utilização e de consumo energético e auxiliar rotinas de manutenção.
Graças ao controle otimizado e automático de vários recursos tecnológicos, o ambiente se torna mais confortável para se trabalhar e mais sustentável, com redução de desperdício e de gastos com energia.
Saiba como funciona a automação corporativa, quais são suas principais vantagens e o que pode ser automatizado em seu local de trabalho:
Como funciona a automação corporativa
A automação corporativa envolve a instalação de um sistema central de automação capaz de integrar o controle de uma variedade de dispositivos e recursos tecnológicos em um ambiente corporativo.
Os equipamentos são conectados a essa central e podem ser acessados a partir de diferentes interfaces de controle, como aplicativos em smartphone ou tablet, comando de voz, controles remotos universais e painéis touchscreen, tornando a realização de tarefas mais rápida, prática e confortável.
Também é possível programar ou agendar ações e eventos, bem como criar cenas personalizadas e configurações especiais para os dispositivos mais utilizados.
Por exemplo, se videoconferências são frequentes, é possível criar uma cena que liga os equipamentos de áudio e vídeo, fecha as cortinas e climatiza a sala na temperatura ideal com um só clique ou comando de voz. Essa é somente uma de muitas possibilidades.
Este tipo de automação é útil e vantajoso para uma variedade de estabelecimentos, como:
- Prédios corporativos;
- Prédios comerciais;
- Universidades e instituições de ensino;
- Consultórios;
- Escritórios e salas de reunião;
- Hospitais;
- Redes de supermercados etc.
O que pode ser automatizado em ambientes corporativos?
Uma variedade de dispositivos e recursos podem ser automatizados, mas os mais comuns são:
Iluminação e climatização
É possível automatizar lâmpadas, cortinas, persianas, janelas, aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e aquecedores de quaisquer ambientes, controlando todos esses dispositivos de forma simplificada.
Funções como dimerização e acionamento remoto ou automático podem levar a uma grande economia na conta.
Já a opção de programar rotinas oferece mais praticidade. É possível configurar cenas especiais de acordo com as necessidades do escritório ou prédio, como uma cena que desligue todos os equipamentos de uma vez, para ser usada ao ir embora.
O controle de janelas, cortinas e persianas pode ainda permitir o aproveitamento da luz solar, diminuindo o consumo de energia e evitando o superaquecimento dos ambientes internos, bem como danos aos móveis por superexposição.
A personalização também oferece a opção de definir padrões de iluminação e climatização de acordo com diferentes perfis de usuário ou horários do dia.
Graças a tudo isso, o ambiente torna-se muito mais agradável e consequentemente atrai mais clientes e bons profissionais.
Recursos de áudio, vídeo e multimídia
Caixas de som, amplificadores, TVs, projetores, painéis de mesa com conexão HDMI e sistemas de câmeras de segurança são todos exemplos de aparelhos e recursos que podem ser automatizados.
Da mesma forma que o item anterior, o projeto pode ser adaptado para as necessidades específicas de seu estabelecimento e variar em dispositivos e características, como videoconferência, sistemas de compartilhamento de imagens, trabalho remoto, monitor interativo, projetores para apresentações, microfones etc.
Cada ambiente pode ser automatizado com foco nos recursos e nas conectividades mais utilizados. Se videoconferências são comuns, você pode criar uma experiência imersiva e uma atmosfera colaborativa para a sala de conferência usando câmera, microfone e alto-falantes, tudo a um toque de distância.
A automação também facilita o gerenciamento de todas as fontes de áudio e vídeo, que podem ser controladas separadamente ou em conjunto.
A segurança também pode ser monitorada através do controle de câmeras, sensores e alarmes, com possibilidade de acesso remoto aos dados e imagens em tempo real.
Gestão de salas de reunião
Uma ferramenta que pode ser interessante para muitos ambientes corporativos é a gestão de salas de reunião da Creston, uma plataforma de agendamento e controle de ocupação das salas.
Você pode usá-lo, entre outras coisas, para procurar um espaço próximo disponível, reservá-lo e convidar os demais participantes usando apenas seu smartphone.
Outros recursos disponíveis são: conexão de grupos para que colaborem mais facilmente à distância; ferramentas de videoconferência; sensor de ocupação; geração de relatórios de utilização de dispositivos e/ou de espaços e muito mais.
Projeto de cabeamento estruturado: uma excelente opção para ambientes corporativos
O cabeamento estruturado não faz parte do sistema de automação em si. Embora não seja obrigatório, ter um bom projeto de cabeamento estruturado é muito vantajoso não só para a automação, mas para o prédio ou estabelecimento como um todo.
O cabeamento estruturado para empresas ou escritórios é uma forma de padronizar os cabos, conexões e dispositivos, melhorando o desempenho da sua rede.
Ao organizar as sinalizações e conectar funções antes separadas, o cabeamento estruturado oferece uma grande estabilidade nas taxas de transmissão e uma livre circulação de dados, evitando congestionamentos.
No geral, uma rede estruturada tem um desempenho muito superior ao de uma rede não estruturada. Usando a internet como exemplo, o cabeamento estruturado praticamente elimina problemas de conexão.
Existem ainda muitas outras vantagens, como facilitar a manutenção da infraestrutura existente e a instalação e adoção de novas tecnologias, além de melhorar o visual do ambiente e evitar falhas ligadas a falta ou excesso de fios, de mal contato nos cabos a danos nos conectores.
Principais vantagens da automação corporativa
Em ambientes corporativos, a automação traz mais praticidade, conforto, modernidade, produtividade e economia.
A facilidade para realizar tarefas é uma das maiores vantagens, pois oferece um ganho em tempo e eleva a produtividade.
Sem dúvida, você já perdeu tempo agendando salas de reunião, procurando os controles do ar-condicionado, da TV ou projetor, configurando a mesa de som, fechando cortina etc.
Com a automatização, é possível deixar os ambientes preparados ou salvar as suas configurações de iluminação, climatização e áudio e vídeo preferidas e acioná-las através de um único clique, botão ou comando de voz. O uso dos equipamentos, no geral, também se torna muito mais simples.
A conveniência de ter tudo que você precisa na palma da sua mão aumenta a eficiência das tarefas, enquanto o controle climático e de luz favorece um ambiente produtivo.
A automação também transmite uma mensagem de inovação e competência. Acompanhar evoluções tecnológicas pode ser excelente para a imagem de seu negócio como um todo, junto a clientes e colaboradores.
Por fim, outro grande benefício da automação corporativa é a economia e a sustentabilidade geradas pela automatização.
É bem comum que luzes, ar-condicionado e equipamentos sejam esquecidos ligados depois que todos vão embora de um local. O mesmo pode ocorrer com procedimentos de segurança, como fechar portas e janelas e acionar o alarme.
Além disso, controles são fáceis de perder e fazer tudo manualmente leva tempo e é frequentemente ineficiente.
O fato de controlar qualquer dispositivo do local de forma rápida, prática e remota impede gastos desnecessários de energia e aumenta a segurança.
O controle automático ou personalizado da temperatura, das persianas e janelas e das luzes também pode oferecer uma economia adicional, como no caso do aproveitamento da luz natural ou da dimerização das lâmpadas.
Com a otimização e a eliminação de desperdício de recursos naturais, o ambiente também se torna mais sustentável, impactando diretamente sobre a emissão de gases e poluentes decorrentes da produção de energia.
Essa economia é tão significativa que o investimento em automação costuma ser recuperado a curto e médio prazo. Um exemplo é o caso da Faculdade Reges, cujo payback foi de menos de 2 anos graças a uma economia mensal de cerca de R$ 3.200,00.
Faça um projeto profissional de automação corporativa
Se você quer automatizar seu prédio ou estabelecimento, o ideal é contratar uma empresa de automação com experiência para criar e implementar um projeto personalizado para as suas necessidades e seu orçamento.
A equipe de especialistas vai te ajudar a entender o que você quer alcançar com o projeto de automação, e como ele pode facilitar ou melhorar a rotina de seu negócio ou estabelecimento.

Automação Residencial Ribeirão Preto: preço justo e qualidade
Anterior

Automação Residencial Americana: casa inteligente com preço justo
Próximo
Comentários
Siga
Categorias Populares
Fale conosco
Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato