Home office: saiba como a automação residencial pode melhorar sua produtividade
O home office já é uma realidade na vida das pessoas, mas tem lá seus desafios. Saiba como a automação residencial pode te ajudar a ser mais produtivo enquanto trabalha remotamente
O modelo de trabalho remoto, ou home office, é cada vez mais presente na vida das pessoas. Devido ao Covid-19, o que já era tendência virou necessidade, e todos tivemos que aprender rapidamente a nos adaptar a essa realidade.
De acordo com um estudo da Gartner, 77% das empresas brasileiras adotaram o home office na pandemia.
Felizmente, muitos aprovaram o novo cenário. Logo, mesmo com o retorno das atividades presenciais, é provável que as companhias mantenham um modelo híbrido, intercalando jornada presencial com trabalho remoto.
Isso porque o home office foi ligado a diversos benefícios interessantes, como maior flexibilidade e produtividade.
Para de fato render mais, no entanto, é preciso ter um ambiente de trabalho funcional e confortável em casa. Afinal, é muito difícil se concentrar com iluminação ruim, áudio e vídeo sem qualidade, internet que não pega bem...
Se você busca mais praticidade, eficiência e comodidade para o seu home office, um grande aliado é a automação residencial. Saiba como ela pode te ajudar a ser mais produtivo enquanto trabalha remotamente:
Benefícios da automação para o home office
As maiores vantagens da automação residencial para home office são personalização e eficiência, além de praticidade, conforto e segurança.
Personalização a favor de suas necessidades específicas
Uma das coisas mais chatas de trabalhar em casa é que o ambiente geralmente não é pensado ou configurado como um escritório seria. Isso é normal.
No entanto, com um bom projeto de automação residencial, você pode deixá-la o mais próximo possível daquilo que você precisa para ser produtivo.
Quais são suas necessidades? Você faz muita videoconferência? Precisa de um ambiente com boa iluminação, internet rápida, áudio e vídeo de qualidade? Precisa de cortinas que diminuam a exposição solar a sua mesa? De uma temperatura agradável? De facilidade para acessar certos recursos, de mais conectividade entre dispositivos?
Tudo isso pode ser muito bem planejado a partir do seu orçamento, seus gostos e da planta da sua casa.
Com um projeto personalizado, uma equipe profissional estuda o ambiente, suas necessidades e preferências e sugere as melhores soluções para que você obtenha as características que deseja onde mais precisa, a um valor que cabe no seu bolso.
A personalização também permite que você crie cenas ou configurações especiais de acordo com momentos diferentes do dia.
Por exemplo, com apenas um clique, você pode fechar as persianas e ajeitar áudio, vídeo e iluminação para uma reunião online. Pode até enviar uma notificação automática para outros moradores da casa pedindo para não ser perturbado durante o período da videoconferência, bem como programar sua cafeteira para fazer um expresso assim que ela acabar. Já pensou?
Planejamento e qualidade: um trabalho mais eficiente
Iluminação ruim, climatização ineficiente, internet que não pega bem e vários outros problemas comuns que atrapalham nosso rendimento podem ser facilmente resolvidos com um bom projeto de automação.
Como vimos, os melhores projetos são os personalizados. Isso significa que eles são planejados exclusivamente para sua casa, desde a preparação do ambiente com qualquer infraestrutura necessária até a instalação correta dos equipamentos.
A etapa de preparação do ambiente pode envolver, por exemplo, um projeto de cabeamento estruturado. O cabeamento estruturado organiza as “sinalizações” da sua casa, conectando funções antes separadas como transmissão de vídeo, voz e dados.
A unificação e a distribuição correta dos cabos oferecem maior estabilidade nas taxas de transmissão e uma livre circulação de dados, eliminando problemas como quedas na conexão ou velocidade ruim da internet.
Também fazem parte do planejamento o posicionamento estratégico de equipamentos e dispositivos para que você possa usufrui-los ao máximo e a presença de conectividades e recursos indispensáveis para sua rotina de trabalho.
Dessa forma, ao invés de uma solução padrão que pode não funcionar para seu escritório, você garante que tudo é projetado para obter o resultado que você deseja.
Tudo a um clique de distância: mais praticidade, conforto e economia
Um dos maiores benefícios da automação residencial é trazer mais praticidade e conforto para o dia a dia.
Ter que parar de trabalhar para fazer coisas como fechar cortina, acender a luz, ligar o ar-condicionado e outras podem nos distrair ou até nos irritar enquanto deveríamos estar concentrados.
Já com a automação residencial, você pode controlar diversos dispositivos com um único botão, clique ou comando de voz. Isso inclui as cenas especiais, que também podem ser acionadas prontamente.
Você também pode programar as luzes, a temperatura e diversas outras variáveis para se manterem ideais enquanto você estiver trabalhando.
E pode até apostar na instalação de sensores que ajudam a controlar temperatura, umidade e iluminação dentro dos ambientes sem que sequer precise fazer nada a respeito. As combinações são infinitas.
Por fim, a facilidade de acionar diferentes dispositivos (juntos ou separados) e de programar configurações automáticas resulta também em economia de tempo e até de dinheiro.
Segurança: trabalhe tranquilo
Alguns dos itens mais comuns de se automatizar em casas são alarmes, portões de acesso, circuitos de câmeras, sensores de presença e outros equipamentos de segurança.
A integração da automação com câmeras e sensores, por exemplo, pode permitir que você consulte em tempo real a movimentação dentro e fora de sua casa usando apenas seu celular, de qualquer cômodo ou local.
Isso pode oferecer mais tranquilidade tanto para ficar em casa em horários que normalmente não haveria ninguém, quanto para sair quando preciso.
Automação e home office: mais qualidade de vida
O home office tem lá seus desafios, como possíveis interrupções e distrações decorrentes do fato de estarmos em casa.
Isso só aumenta a importância de ter um ambiente prático, confortável e adequado para exercer suas funções.
Nesse aspecto, a automação residencial pode ser tudo aquilo que você precisava para melhorar o seu rendimento, bem como sua qualidade de vida no geral.
6 características que todo sistema de automação residencial deve ter
Anterior
Automação corporativa: o que é e como fazer
Próximo
Comentários
Siga
Categorias Populares
Fale conosco
Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato