Automação e sustentabilidade: casas inteligentes são mais sustentáveis?

Além de levar à economia de energia, casas inteligentes evitam desperdício e podem até ajudar na conservação de móveis. Saiba como a automação residencial promove a sustentabilidade
Automação e sustentabilidade: casas inteligentes são mais sustentáveis?
Kosten-haus , 27/10/2021

Talvez você já tenha ouvido falar que a automação residencial leva à economia de energia.

Essa é uma das razões pelas quais casas inteligentes são mais sustentáveis.

As tecnologias inteligentes têm como objetivo simplificar as nossas vidas através da automatização e otimização de tarefas humanas básicas.

Ao tornar nossas tarefas cotidianas mais práticas, rápidas e eficazes, a automação também otimiza e diminui o consumo de energia.

E essa não é sua única vantagem. Você provavelmente se surpreenderia com a quantidade de recursos da automação que podem trazer mais sustentabilidade à sua casa.

Confira abaixo algumas das maneiras mais comuns de usar a tecnologia de automação residencial para ter um estilo de vida mais sustentável:

 

Automação da climatização

A automação de alguns aparelhos e equipamentos, como ar-condicionado, aquecedor, ventilador, cortinas, persianas e janelas, tem o enorme potencial de economizar energia e evitar desperdícios, gerando benefícios para o meio ambiente e para o seu bolso.

Por exemplo, ao integrar aparelhos de ar-condicionado à uma central de automação, é possível controlá-los de qualquer lugar e a qualquer momento.

Você pode checar se esqueceu algum aparelho ligado em um cômodo que não está usando no momento, ou mesmo desligar todos os aparelhos com um único clique ao sair de casa, garantindo que não fiquem funcionando sem necessidade.

Outra opção é a instalação de sensores de temperatura e umidade. Ao integrar sensores, aparelhos de ar-condicionado, cortinas, janelas e luzes, você pode criar inúmeras configurações personalizadas vantajosas.

Por exemplo, pode programar sua casa para manter janelas e cortinas abertas e aproveitar ao máximo a luz solar, evitando o uso de lâmpadas. Também pode usar os sensores para controlar as cortinas de forma automática, evitando o sobreaquecimento do ambiente e o uso de aparelhos de ar-condicionado.

Há ainda a opção de regular a exposição solar aos móveis, o que aumenta sua vida útil e evita que você troque as peças mais rapidamente, o que não seria nada sustentável.

Os sensores também podem fechar as janelas automaticamente quando a umidade estiver alta, evitando mais uma vez danos aos móveis.

 

Automação da iluminação

A automação da iluminação, da mesma forma que a climatização, pode levar a uma grande economia de energia.

Só a troca de lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas LED inteligentes, mais eficientes, é suficiente para reduzir o consumo de energia.

A maior vantagem, no entanto, está na facilidade do controle. Você pode acender ou apagar luzes usando apenas um smartphone, de forma que é muito mais fácil apagar quaisquer lâmpadas que você esqueceu acesas ao sair de casa.

Aliás, você pode criar uma cena que apaguem todas as luzes com um único clique para usar sempre que sair de casa. Também pode programar para que certas luzes se acendam ou apaguem automaticamente – como as de áreas externas -, evitando desperdício durante o dia.

Há ainda a vantagem da dimerização das luzes, que permite que você controle a intensidade da luminosidade. Assim, não precisa usar 100% da potência das lâmpadas o tempo todo, o que, no final do mês, pode economizar muita energia elétrica.

 

Medição e controle do consumo de energia

É possível integrar sensores ao seu sistema de automação para medir o consumo de energia de diversos aparelhos. Assim, você consegue monitorar o uso de cada um.

Isso permite que você entenda melhor do que é composta sua conta de energia, ou seja, quanto cada equipamento ou local da casa gasta em determinado período.

Assim, se você quiser, pode ajustar seu comportamento para economizar mais energia.

 

Tomadas inteligentes

As tomadas inteligentes podem ser usadas para ligar ou desligar qualquer equipamento conectado a elas.

Também podem ser programadas para ligar ou desligar aparelhos automaticamente, segundo suas preferências.

Por exemplo, você pode ligar a cafeteira apenas de manhã, quando acorda, e desligá-la enquanto estiver fora de casa, evitando o gasto de energia com o “modo de espera” do aparelho.

As tomadas também podem ser configuradas com um temporizador para desligar automaticamente certos equipamentos, como alisadores de cabelo, ferros de passar-roupa etc.

Por fim, permitem que você desligue um aparelho mesmo estando longe de casa, o que é, como já comentamos, um dos maiores benefícios da automação.

 

Sensores de fluxo e/ou vazamento de água

O desperdício de água é um dos inimigos do meio ambiente, especialmente em tempos como o atual, de escassez e crise hídrica.

Com sensores inteligentes, você pode monitorar o consumo de água e identificar vazamentos, aumentando a eficiência hídrica e evitando desperdício.

Além disso, pode evitar danos à infraestrutura da casa causados por coisas como rompimentos de canos ou aumento de umidade e mofo.

Além de preservar um recurso natural essencial para o planeta, você também conserva melhor os móveis que ficam próximos à água, especialmente armários em cozinhas e banheiros. Com isso, não tem necessidade de trocá-los tão rapidamente.

Cada vez mais, as tecnologias inteligentes residenciais se tornam nossas aliadas, trabalhando a nosso favor individual e coletivamente.

Gostaria de ter um sistema de automação residencial personalizado? Fale conosco! Nós podemos te ajudar a ter uma casa inteligente mais sustentável.
Automação Residencial

Comentários

Siga

Inscreva-se

Adicione seu e-mail aqui e receba as
novidades Kosten-haus em primeira mão.

Fale conosco

Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato

Formulário