Conheça as diferentes interfaces de controle da automação residencial

Automação por voz, clique, toque... Conheça as diferentes interfaces de controle da automação residencial
Conheça as diferentes interfaces de controle da automação residencial
Kosten-haus , 26/08/2021

Automação residencial é a utilização de tecnologia para integrar diversos sistemas em uma casa e facilitar tarefas.

A praticidade vem, principalmente, do fato de que a automação unifica o controle de diversos dispositivos da sua residência, como lâmpadas, cortinas, aparelhos de ar-condicionado, áudio, vídeo etc.

Como resultado, você pode gerenciar tudo da palma da sua mão, de onde quiser, quando quiser. Pode também programar ou agendar eventos para qualquer equipamento eletroeletrônico pertencente ao sistema.

Mas como?

Para que isso funcione na prática, é preciso instalar uma central de automação e conectar os equipamentos e dispositivos desejados a ela e à rede da casa.

Depois, é só escolher suas interfaces de controle preferidas para gerenciar sua casa inteligente com um único clique ou comando de voz.

Conheça abaixo as principais formas de controle de sistemas de automação residencial:

 

Tipos de controle mais comuns da automação residencial

Alguns dos controles mais comuns para a automação residencial são:

  1. via aplicativo no smartphone ou tablet;
  2. via comando de voz através de assistentes virtuais como a Alexa ou o Google Home;
  3. via keypad, o controle inteligente da automação;
  4. via teclado touchscreen na parede;
  5. via botões tipo pulsador;
  6. via controle remoto universal.

Geralmente, os controles por aplicativo e comando de voz não têm custo - desde que você tenha um smartphone ou uma Alexa, por exemplo, pode conectar esses dispositivos ao seu sistema de automação para gerenciá-lo.

Já outras formas de controle podem ter um custo adicional em relação ao sistema de automação, como o keypad, o painel touchscreen dedicado e o controle remoto universal.

O keypad é uma forma de controle da automação residencial
Exemplo de keypad de automação residencial da Controllar

 

Os botões do tipo pulsador normalmente não têm custo de programação, mas é necessário adquiri-los separadamente, no mesmo padrão das tomadas.

Veja como funciona cada uma das opções:

 

Aplicativo

O aplicativo é uma forma bastante prática de controlar sua casa usando apenas o seu celular, ou tablet. Seu uso é, normalmente, fácil e intuitivo.

Geralmente, você só precisa criar um login e senha e já pode utilizar seu smartphone para controlar todos os dispositivos integrados da casa, como apagar ou acender as luzes, ligar o ar-condicionado, a TV, o DVD, o home theater, checar câmeras de segurança etc.

Também é possível usar o app para programar ações (como o funcionamento automático das lâmpadas do jardim) ou cenas especiais (como uma cena “tudo off” que desliga todos os dispositivos quando você sai de casa).

 

 

Comando de voz

A automação por voz exige, normalmente, que você tenha um assistente como a Alexa ou o Google Home.

Ao conectá-lo à central de automação, você pode literalmente “conversar” com sua casa para que ela realize as ações desejadas.

Por exemplo, pode dizer “Alexa, acender as luzes” para iluminar um cômodo, ou “tudo off” para acionar a cena especial que desliga todos os seus equipamentos quando você vai sair de casa e quer garantir que nada fique aceso à toa.

 

Keypad

O keypad também é chamado de “controle inteligente da automação”. Funciona como um painel de comando feito exclusivamente para sua casa.

Ele pode ter, por exemplo, o desenho da planta de sua casa, com todos os dispositivos que estão integrados à automação.

Além desse painel “master”, com a planta da casa, você pode ter keypads “mini” em pontos estratégicos da casa, apenas com os botões e configurações que mais utiliza. Neles, é possível programar cenas e personalizar cada botão, de forma que seu uso é muito simples e intuitivo.

Exemplos de keypad da automação residencial
Alguns tipos de keypad da automação residencial

 

Botão do tipo pulsador

O pulsador funciona mais ou menos como um interruptor convencional, ou seja, você aperta o botão para acionar algum dispositivo, como lâmpadas, cortinas, persianas etc.

Normalmente, ele necessita de uma infraestrutura para se comunicar com a central de automação, mas isso é embutido no valor da instalação. Apenas os botões precisam ser adquiridos à parte, acompanhando o padrão das demais tomadas da casa.

Formas de controle da automação residencial
Keypad da Lutron

 

Painel touchscreen

O painel touchscreen lembra um tablet. Como o keypad, ele fica na parede e pode ser usado para realizar ou programar ações, configurar cenas etc. A diferença é que a tela é touchscreen, tendo uma aparência mais moderna.

Outra vantagem é que esse tipo de controle é dedicado, ao contrário de smartphones, tablets e assistentes virtuais.

Pode ser interessante não depender exclusivamente de dispositivos de uso pessoal para controlar a casa, especialmente se você tiver filhos que também façam uso dos aparelhos, como um tablet compartilhado, por exemplo.

Painel touchscreen para automação residencial
Painel touchscreen

 

Controle remoto universal

O controle remoto universal lembra um controle convencional, com a diferença que pode substituir todos os outros controles da sua casa e não leva pilhas, e sim uma bateria recarregável.

Com ele, é possível gerenciar todos os dispositivos integrados da casa – desde TV, projetor, home theater, cortinas, aparelhos de ar-condicionado, lâmpadas a piso aquecido, chopeiras, cafeteiras, saunas - usando uma única interface.

Prático, não?

Também é possível personalizar ou programar cada botão conforme gosto ou necessidade.

Controle remoto universal é uma interface de controle da automação residencial

 

 

Qual controle de automação é o melhor?

Não há uma forma de controle melhor do que a outra. Funcionalidades embutidas – como aplicativo – são vantajosas por não terem custo adicional, enquanto opções como o controle remoto universal são interessantes por aumentarem o conforto e a praticidade.

Outro fator importante a considerar é a autonomia de algumas interfaces de controle.

Por exemplo, opções como keypads e pulsadores são interessantes para que se possa acessar dispositivos mesmo sem ter um celular ou assistente virtual conectado à central de automação.

Se você costuma receber visitas, é bom que elas consigam manipular as lâmpadas e as cortinas sem necessidade de ter um celular logado ao seu sistema.

Você também pode optar por ter várias interfaces de controle à sua disposição, mas quanto maior o número de funcionalidades além dos recursos embutidos, maior o valor investido.

Por exemplo, opções mais sofisticadas, como o painel touch, são mais caras, especialmente por serem normalmente fabricadas por empresas de alto padrão.

Quer saber mais sobre automação residencial? Confira nossos artigos ou entre em contato conosco! Nós podemos te ajudar a ter uma casa inteligente do jeito que você sempre sonhou.
Automação Residencial

Comentários

Siga

Inscreva-se

Adicione seu e-mail aqui e receba as
novidades Kosten-haus em primeira mão.

Fale conosco

Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato

Formulário