Sistema de iluminação residencial inteligente: como funciona e controles
Saiba como funciona um sistema de iluminação automatizada, quais são as principais formas de controle de iluminação residencial e conheça as vantagens de fazer um projeto profissional para a sua casa
Um sistema de iluminação residencial inteligente é uma forma de controlar todas as luzes de sua casa de forma remota e facilitada.
Entre outras coisas, ele permite que você programe cenas especiais para gerenciar uma ou mais luzes em conjunto - seja acendendo, apagando ou regulando sua intensidade através da dimerização.
Além das lâmpadas, cortinas, persianas e janelas também podem ser automatizadas para gerenciar a iluminação residencial, uma vez que esses itens regulam a entrada de luz natural e a exposição solar aos ambientes.
O sistema também pode incluir sensores, como os de presença, movimento e temperatura, a fim de realizar ações automaticamente - desde acender a luz da garagem quando você chega em casa até apagar as luzes do jardim quando anoitece e fechar as persianas quando o ambiente estiver superaquecido, por exemplo.
Saiba como funciona um sistema de iluminação automatizada, quais são as principais formas de controle de iluminação residencial e conheça as vantagens de fazer um projeto profissional para a sua casa:
Sistema de iluminação residencial: como automatizar as luzes
Primeiro de tudo, é importante lembrar que existem dois tipos de automação da iluminação: DIY e profissional.
A automação DIY é aquela que você consegue fazer por conta própria. Há muitas opções de lâmpadas inteligentes no mercado, a custos geralmente baixos.
Você pode, por exemplo, escolher um modelo, comprar algumas lâmpadas, instalá-las sozinho e controlá-las usando seu celular ou um assistente como a Alexa e o Google Home.
No entanto, esse tipo de automação não costuma permitir ampla integração com outros itens da casa, nem a criação de cenas e configurações especiais.
Para isso, é necessária a instalação de um sistema de automação com um módulo central robusto, o que requer, na maioria das vezes, ajuda profissional.
O projeto profissional é feito sob demanda, levando em conta a planta da sua casa, sua rotina e até mesmo a infraestrutura existente.
A maior vantagem em relação à automação DIY é justamente a ampla gama de possibilidades e a personalização, o que gera mais conforto, praticidade e economia de energia.
Neste tipo de projeto, praticamente qualquer tipo de iluminação pode ser automatizada, seja direta ou indireta, embutida ou sobreposta, o que inclui LEDs, spots, abajures, luminárias e pendentes.
Dependendo da sua escolha de fabricante de sistema de automação, a integração entre esses itens e muitos outros da casa – como cortinas, persianas, janelas, equipamentos de áudio e vídeo, ar-condicionado e muito mais – é possível e fácil de ser feita.
Já pensou ter uma cena “cinema em casa” que diminua a intensidade das luzes, feche as cortinas, ligue o home theater e coloque o ar-condicionado na temperatura desejada?
Quanto custa um projeto profissional de iluminação automatizada?
Em comparação com a automação DIY, o custo de um projeto profissional é significativamente maior.
Para decidir se o investimento vale a pena, é preciso entender qual o seu objetivo final com a iluminação inteligente.
Por exemplo, se você não está satisfeito com as opções DIY e planeja automatizar mais de 20 pontos de iluminação da sua casa, a contratação de uma empresa especializada começa a fazer mais sentido.
Pontos ou circuitos são seções de luzes que sempre acendem juntas. Por exemplo, um ponto pode conter as quatro lâmpadas nos cantos de uma sala, caso você queira que elas acendam juntas. Já se deseja que apenas duas acendam sempre juntas, dois pontos com duas lâmpadas cada serão necessários.
Em média, projetos profissionais de controle de iluminação residencial incluem entre 50 e 70 pontos. Cada ponto custa a partir de R$ 300 a 400 para se automatizar, embora esse valor possa variar por inúmeros motivos, como a escolha de marcas e interfaces de controle diferentes.
De forma simplificada, o projeto profissional é interessante especialmente se você busca um sistema de automação de qualidade e deseja investir a partir de R$ 15 mil, incluindo a instalação.
Principais formas de controle de iluminação residencial
O controle da iluminação inteligente pode ser feito de várias formas, sendo as mais comuns:
- botões do tipo pulsadores;
- aplicativo via smartphone ou tablet;
- comando de voz;
- keypad;
- painel touschreen e
- controle remoto universal.
Os interruptores do tipo pulsador, também chamados de campainhas, são bastante usados porque permitem que as luzes sejam gerenciadas até mesmo por convidados da casa que não tenham o aplicativo do sistema no celular, por exemplo.
Painéis touchscreen (fixos na parede ou móveis, tipo tablets) também podem ser usados para isso, mas possuem um custo mais elevado.
Já o comando de voz é utilizado, normalmente, para algumas cenas específicas.
Por exemplo, uma cena “bem-vindo” que acenda algumas luzes, uma cena “boa noite” que as apague todas de uma vez, ou uma cena “iniciar festa” que deixa a iluminação em uma configuração pré-estabelecida por você.
Além do comando de voz, o keypad é bastante utilizado para a programação de cenas – com um único botão, você acende, apaga ou regula a intensidade de um conjunto de luzes de uma só vez.
Projeto de iluminação residencial automatizada
Se você busca um sistema de iluminação automatizada de qualidade, pode ser interessante fazer um projeto profissional com uma equipe experiente.
Procure empresas de automação que sejam capazes de lhe oferecer opções variadas – de marcas, fabricantes, características – e que façam um projeto não só sob demanda, mas realmente adaptado à sua rotina e sua casa.
Aqui na Kosten-Haus levamos a personalização a sério: nosso diferencial é projetar sistemas de iluminação com base no dia a dia e nos gostos dos nossos clientes, ao invés de seguir uma cartilha sobre o que achamos que deve ser feito.
Automação Residencial Ribeirão Preto: preço justo e qualidade
Anterior
Sistema de som ambiente para sua casa: quanto custa?
Próximo
Comentários
Siga
Categorias Populares
Fale conosco
Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato