DIY? 10 razões para fazer (ou não) automação residencial por conta própria

Sonha em ter uma casa inteligente? Saiba quando você deve fazer automação residencial sozinho e quando é melhor optar por um sistema profissional
DIY? 10 razões para fazer (ou não) automação residencial por conta própria
Kosten-haus , 29/09/2021

Sonha em ter uma casa inteligente e não sabe por onde começar?

Talvez você esteja de olho em dispositivos inteligentes que te permitam acender a luz ou ligar a TV e o ar-condicionado apenas pedindo em voz, por gentileza, para a Alexa.

Ou, quem sabe, você deseja ter uma casa totalmente conectada, igual a de um filme, na qual possa criar cenas especiais e personalizadas.

Essas são coisas diferentes - comprar um monte de gadgets disponíveis no mercado, infelizmente, não é a mesma coisa que ter um sistema profissional que realmente integre todos os equipamentos da sua casa.

Então, qual seria a melhor opção: um projeto simples que você mesmo consiga implementar, ou uma solução robusta com instalação profissional?

Bom, isso depende do que você espera da automação residencial.

Para te ajudar a descobrir, confira abaixo as principais razões pela qual você você deve – ou não – optar por uma automação residencial DIY (“do it yourself”):

 

7 razões para não fazer automação residencial por conta própria

Alguns dos principais empecilhos ao modelo “DIY”, no que diz respeito à automação residencial, são a quantidade de dispositivos inteligentes que você deseja ter em casa, bem como a complexidade da instalação, a segurança e a manutenção.

 

1. Você quer muitos dispositivos inteligentes

Primeiro, é importante saber o que você quer automatizar na sua casa. Quantos dispositivos inteligentes você espera ter? Quais equipamentos gostaria de controlar?

Se for apenas a luz da garagem, ótimo. Se for a iluminação da casa toda, incluindo cortinas, persianas e janelas, ou se você deseja instalar sensores, ou ainda se quer controlar equipamentos de áudio e vídeo, integrar câmeras de segurança, aparelhos de ar-condicionado... Aí, já fica mais complicado.

Uma coleção aleatória de dispositivos inteligentes não será capaz de funcionar da mesma maneira que um sistema exclusivamente projetado para você e para a planta da sua casa, com instalação profissional.

Além disso, muitos dispositivos separados significam muitos aplicativos diferentes no celular para controlá-los. Se não o smartphone, sua internet ficará provavelmente sobrecarregada.

Uma vantagem dos sistemas de automação profissionais é que eles unificam todos esses controles, de forma que você precisa de um único aplicativo.

Você também pode usar diversas outras interfaces de controle facilitadas, como keypads, assistentes de voz, telas touchscreen etc. Pode até ter um controle remoto universal e abandonar todos os outros da casa, se quiser.

Automação residencial DIY: saiba se é uma boa ideia para você

 

2. Você quer alta conectividade

Essa questão está relacionada com a primeira: se você gostaria não só de automatizar vários itens de sua casa, mas de ter conectividade entre eles, um serviço profissional é mais recomendado.

Infelizmente, a maioria dos dispositivos inteligentes de baixo custo não conversa entre si. No geral, é preciso ter algum conhecimento de protocolos de comunicação de automação sem fio para montar uma rede eficiente (rede mesh) e criar conectividade entre equipamentos e sensores compatíveis.

O problema é que muitas pessoas não têm conhecimento suficiente em planejamento de rede para configurar um bom sistema de automação. Sem esse planejamento, tentar adicionar dispositivos a ela provavelmente levará a problemas como atrasos, falhas etc.

Com os sistemas de automação profissionais, sejam cabeados ou sem fio, você não tem esse problema, pois a instalação é feita de maneira a otimizar a eficiência e não sobrecarregar a rede.

 

3. A instalação não será simples

Quão grande é a sua casa? De que material é feita? Possui alguma característica de construção complexa? Revestimentos? Como é a fiação?

Dependendo do que você quiser instalar e onde, pode precisar da ajuda de um profissional para não causar danos ou problemas à fiação, à conexão ou à infraestrutura de sua casa.

Nem todo mundo está disposto a encarar certos desafios de instalação e tempo de configuração. Talvez você não queira se enfiar em forros, sótãos, subir no telhado, configurar sensores e se irritar tentando solucionar problemas só para não ver as coisas funcionarem corretamente no final das contas.

 

4. Você quer um sistema mais seguro

Dispositivos inteligentes costumam ser produtos de baixo custo pouco preocupados com a privacidade e segurança do usuário.

Uma vez que seus dados pessoais podem ser coletados através do uso de certos dispositivos DIY, é importante ficar atento ao que você instala em casa.

Sistemas profissionais apenas usam informações básicas para melhorar a experiência da automação, mas não coletam, vendem ou usam seus dados para publicidade.

Além disso, a instalação profissional garante uma configuração mais segura do sistema como um todo.

 

5. Você quer personalização

Um sistema profissional permite que você crie cenas, ou configurações especiais, adaptadas ao seu dia a dia. Você pode agrupar ações, como apagar todas as luzes da sua casa ao sair, ou ligar determinados equipamentos em conjunto.

Você pode ter, por exemplo, uma cena para quando chega em casa que abra as cortinas, acenda a luz da sala e inicie sua playlist favorita com um único clique. Ou uma cena para a hora do cinema que ligue o home theater, feche as persianas, desça o projetor e diminua a intensidade das luzes.

No geral, se você deseja algo realmente único, comprar dispositivos padrão não é uma boa ideia. Às vezes, eles não funcionam nem como o esperado.

Já soluções personalizadas são projetadas para se adequar perfeitamente às suas necessidades, seus gostos e a planta da sua casa.

 

 

6. Você quer que mais pessoas sejam capazes de usar o sistema

Além de você, quem mais pode acessar ou usar os dispositivos inteligentes da sua casa?

No modelo DIY, todos os moradores da casa precisam ter todos os aplicativos instalados para poder controlar tudo. Mas isso não é tão simples.

Além de problemas de conexão, é provável que você tenha que reconfigurar os apps e dispositivos com frequência.

É provável também que nem sempre esteja em casa quando outros moradores, como filhos ou cônjuges, tiverem um problema e não conseguirem acessar alguma coisa.

Sistemas de automação profissionais, por sua vez, costumam ser planejados para facilitar ao máximo seu controle, combinando interfaces variadas e garantindo que até mesmo visitantes ou pessoas que não lidam bem com tecnologia possam acessar ou controlar os dispositivos inteligentes através de teclados simples em locais centralizados.

Além disso, tem assistência técnica contínua e remota. Não é preciso sequer receber uma visita dos profissionais em casa para que eles solucionem algum eventual problema.

DIY automação residencial vale a pena?

 

7. Você não quer lidar com atualizações e manutenções

A tecnologia não é uma coisa estática. Dispositivos inteligentes precisam ser atualizados ou corrigidos.

No caso de um sistema profissional, novos softwares podem ser instalados à distância, garantindo atualização com rapidez e praticidade.

Também, como já mencionados no tópico acima, a equipe pode avaliar quaisquer problemas que você tiver à distância, evitando visitas técnicas por questões simples e agilizando a solução.

Se você instalar tudo sozinho, também terá que lidar com reconfigurações, atualizações, manutenções e soluções de problemas sozinho, e provavelmente vai perder um bom tempo com isso.

 

3 razões para fazer automação residencial por conta própria

Se você está começando a testar dispositivos inteligentes agora, ou se está atrás de algo específico, faz sentido procurar por soluções “faça você mesmo” e iniciar o projeto por conta própria. Se você se adaptar e gostar, pode pensar na ajuda profissional depois.

 

1. Você está conhecendo a automação residencial

Se você não sabe nem por onde começar, pode ser comprando alguns dispositivos inteligentes e instalando-os ou testando-os sozinho.

Assim, você pode vislumbrar como seria a rotina em uma casa inteligente e, caso goste, pode ir atrás de ajuda profissional para ter um sistema personalizado mais robusto posteriormente.

Existe uma infinidade de soluções DIY disponíveis no mercado para você conhecer algumas das potencialidades da automação residencial. Elas costumam ter um custo relativamente baixo, de forma que são bons produtos iniciais.

Quando você tiver orçamento para ou interesse em investir em um sistema profissional, pode aumentar a eficiência e a conectividade de seu sistema instalando uma central de automação residencial.

 

 

2. Você quer automatizar coisas específicas da casa

Nem todo mundo quer ter um sistema de automação profissional que integre diversos dispositivos da casa.

Às vezes, o seu interesse no momento é ter lâmpadas inteligentes na garagem, para facilitar o seu controle.

Ou então você deseja apagar certas luzes e desligar a TV da sala via Alexa, sem ter que sair do sofá.

Se este for o seu caso, o investimento necessário para ter uma central de automação não vale a pena. Compensa mais pesquisar as opções DIY existentes no mercado para sua demanda, e escolher o produto mais adequado para você.

 

3. Você tem bastante conhecimento técnico ou gosta de DIY

Existe ainda outra razão para automatizar sua casa sozinho: você tem bastante conhecimento técnico, ou é curioso e gosta de construir coisas por conta própria.

Se você sabe como dispositivos inteligentes funcionam, como integrá-los ou conectá-los, ou se você se sente confortável mexendo em fiação ou configurando tecnologia, então deve colocar a mão na massa!

Enquanto tem gente que revira os olhos em desespero só de pensar em ter um trabalhão para fazer um equipamento funcionar “sozinho” sendo que poderiam simplesmente contratar alguém, outros adoram este tipo de desafio.

Se é o seu caso, existem alguns tutoriais e vídeos na internet que podem te guiar por esse universo, aconselhando sistemas, produtos e ferramentas essenciais e dando dicas para que consiga um bom resultado com diferentes soluções.

Automação residencial "faça você mesmo": vale a pena?

 

Conclusão: DIY ou não DIY, eis a questão

Não existe resposta certa – instalar dispositivos inteligentes sozinho e ter uma central de automação com um sistema profissional são coisas completamente diferentes.

Dependendo de seu orçamento, seus desejos e sua disposição para lidar com a tecnologia, você pode tanto se arriscar com os diversos objetos conectados à internet disponíveis no mercado, quanto contratar uma empresa de automação residencial para fazer um projeto personalizado para sua casa.

O melhor dos dois mundos é quando você consegue instalar algo similar a um sistema profissional sozinho, mas essa opção definitivamente não é para todo mundo.

Felizmente, não precisa ser. A automação residencial está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, de forma que os sistemas têm se tornado melhores e mais acessíveis.

Gostaria de ajuda para ter um sistema de automação residencial de excelente qualidade na sua casa? Fale conosco! Será um prazer ajudá-lo a ter uma casa inteligente totalmente personalizada.
Automação Residencial

Comentários

Siga

Inscreva-se

Adicione seu e-mail aqui e receba as
novidades Kosten-haus em primeira mão.

Fale conosco

Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato

Formulário