Automação residencial cabeada ou sem fio: qual é melhor?

Existem dois tipos de automação residencial: cabeada ou sem fio. Conheça as principais diferenças entre elas e saiba qual é a melhor para sua casa
Automação residencial cabeada ou sem fio: qual é melhor?
Kosten-haus , 24/08/2021

Existem dois tipos de automação residencial: cabeada ou sem fio. Elas têm o mesmo objetivo, mas funcionam através de mecanismos diferentes.

Então, qual é melhor?

Na verdade, ambas têm vantagens e desvantagens. A melhor opção é aquela que você considera mais conveniente, levando em conta as principais características e o custo-benefício de cada uma delas.

Para fazer uma boa escolha, entenda as diferenças e fique atento aos pontos fortes e fracos de utilizar uma conexão cabeada ou sem fio:

 

Automação cabeada versus sem fio: qual a diferença?

A automação residencial é a utilização de tecnologia para integrar diversos sistemas em uma casa e facilitar tarefas.

Para unificar o controle de diferentes dispositivos (como lâmpadas, áudio, vídeo, ar-condicionado etc.), é preciso instalar uma central de automação, bem como vários módulos e, em alguns casos, sensores.

De forma geral, a central funciona com um “cérebro” que recebe o sinal dos sensores e dos comandos (como cliques, botões e comandos por voz) e os encaminha para os módulos corretos, para que a ação seja executada - como acender uma lâmpada usando a Alexa, ou acionar a cena “cinema” para ligar o home theater e fechar as cortinas, por exemplo.

E para tudo isso acontecer, o sinal precisa viajar através de um cabo ou de uma conexão sem fio.

Sistemas cabeados exigem, é claro, uma infraestrutura elétrica de cabos que passa por todos os módulos e chega até o quadro central de automação. Se sua casa já estiver construída, provavelmente precisará de uma reforma para passar a tubulação necessária.

sistemas sem fio, como o próprio nome indica, não necessitam de alterações estruturais. Mas isso não significa que a conexão será basicamente através do mesmo roteador para Wi-Fi que você já tem em casa.

Normalmente, em centrais de automação sem fio, utiliza-se tecnologias que suportam o que é chamado de “rede mesh”, como o Zigbee, o Z-Wave ou Bluetooth Mesh, pois elas permitem criar redes de longo alcance mais estáveis.

Rede mesh (ou rede de malha) é um termo utilizado para se referir a dispositivos que podem conversar entre si. Isso torna a “passagem” de sinal de um dispositivo para o outro mais eficiente.

Veja abaixo as principais vantagens e desvantagens da opção cabeada versus sem fio:

 

Automação cabeada: vantagens e desvantagens

A maior desvantagem da automação cabeada já foi mencionada: ela exige uma certa infraestrutura, por isso é mais indicada quando a casa ainda está em fase de construção, ou em reforma.

Já suas principais vantagens são mais robustez, melhor custo-benefício e maior confiabilidade.

Uma vez que a conexão ocorre através de fios, ela é extremamente estável e consistente. Não há perigo de interferências. O sinal não é afetado por outros dispositivos com ou sem fio, nem por obstáculos (como paredes, portas e outros).

Para ocorrer algum problema com a conexão, só se houver algum dano grave aos cabos.

Além disso, os cabos são todos unificados na central de automação, tornando a manutenção do sistema muito mais prática, agilizando tanto o diagnóstico quanto a reparação de eventuais (e raros) problemas.

Quanto ao custo-benefício, embora não seja regra, sistemas cabeados costumam ser mais em conta do que sistemas sem fio.

Obviamente, essa comparação se aplica a marcas de sistemas de automação com qualidade similar.

Comprar dispositivos inteligentes (como lâmpadas inteligentes que podem ser acionadas via Wi-Fi) não é a mesma coisa do que ter uma verdadeira central de automação.

Para integrar diferentes módulos de uma casa usando uma conexão sem fio, é preciso ter um excelente projeto e usar tecnologias confiáveis, que têm um custo normalmente mais alto do que sistemas cabeados.

Por fim, um inconveniente frequentemente ligado à automação cabeada é que ela não facilita a expansão do sistema, justamente por requerer infraestrutura.

Isso não é necessariamente verdade. A maioria dos projetos de automação cabeada são acompanhados de um projeto de cabeamento estruturado, o que tem justamente o objetivo de organizar a infraestrutura de cabos da casa e facilitar enormemente uma expansão dessa infraestrutura no futuro (saiba mais aqui).

Automação residencial cabeada: cabeamento estruturado tem inúmeras vantagens
O cabeamento estruturado permite que todos os cabos sejam facilmente organizados em um quadro central

 

Automação sem fio: vantagens e desvantagens

A automação sem fio tem a grande vantagem de não necessitar de obras para ser instalada. Logo, pode ser feita a qualquer momento, de maneira prática e rápida.

No entanto, ela normalmente exige a instalação de sensores ou repetidores, tem um custo mais alto e um desempenho pior.

Claro, com a evolução das tecnologias, existem hoje boas opções de sistemas sem fio. Mas não há como eles serem tão eficientes quanto os sistemas cabeados, pois são muito sujeitos a interferências.

Para se ter uma noção, mesmo a presença de uma torre de telefone celular perto de sua casa já pode causar problemas. Móveis, janelas, vidros e portas podem afetar o funcionamento do sistema também.

Além disso, nem toda conexão sem fio é igual. Se você deseja ter um sistema confiável, precisa escolher um fabricante idôneo e ter um projeto adequado para sua casa respeitando as regras de uso do sistema, incluindo limite de distância e protocolo de comunicação.

Em outras palavras, será necessário investir em uma rede sólida capaz de gerenciar uma maior área e uma maior quantidade de dispositivos. Provavelmente, o roteador da sua casa mal aguenta alguns smartphones e smart TVs funcionando ao mesmo tempo.

Se quiser equipamentos, conectores e adaptadores de alta qualidade, o custo será provavelmente alto. Geralmente, entre as marcas de sistemas de automação que possuem ambas as opções, sistemas sem fio costumam ser mais caros que cabeados.

Há ainda a desvantagem da diversidade de protocolos existentes, que são incompatíveis entre si. Por exemplo, um dispositivo Z-Wave não conversa com um Zigbee, que não conversa com um Bluetooth ou Wi-Fi e assim por diante.

A segurança é outro ponto fraco do sistema sem fio. Ainda que existam sistemas criptografados, a conexão sem fio é mais facilmente “invadida” que a cabeada.

Por fim, a possibilidade de expansão é uma faca de dois gumes. Nos sistemas sem fio, a expansão é tão simples quanto a instalação, mas não é “ilimitada” – a saturação da conexão pode ser um grande problema.

Vale ainda apontar que automação sem fio raramente é totalmente sem fio. Primeiro, porque os pontos de acionamento podem precisar de cabo. Alguns funcionam à bateria, mas esta pode ter que ser trocada com frequência. Depois, porque a energia precisa chegar nos dispositivos, como lâmpadas, TVs, caixas de som etc.

 

 

Sistemas híbridos: com e sem fio

Conforme mencionado, existem marcas de automação que possuem ambas as opções de sistemas, ou seja, cabeados e sem fio.

Nesses casos, geralmente é possível instalar um dispositivo, como uma antena, que permite que os sistemas conversem entre si.

Assim, é possível ter um sistema que funcione de ambas as formas, com e sem fio, casando o melhor dos dois mundos.

 

 

Em resumo: qual tipo de automação vale mais a pena?

Não existe resposta certa para essa pergunta. Tudo depende da fase de construção e da planta da sua casa, bem como do seu orçamento e de seus gostos pessoais.

De modo geral, no entanto, sistemas cabeados são mais robustos, confiáveis e baratos do que sistemas sem fio.

Por outro lado, se sua casa já estiver pronta e você não estiver disposto a encarar uma reforma, pode optar por um sistema sem fio, atentando sempre para a possibilidade de interferência e instabilidade.

Gostaria de ter um sistema de automação de qualidade na sua casa, projetado especialmente para seus desejos e necessidades? Fale conosco! Nós podemos te ajudar a fazer as melhores escolhas!
Automação Residencial

Comentários

Siga

Inscreva-se

Adicione seu e-mail aqui e receba as
novidades Kosten-haus em primeira mão.

Fale conosco

Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato

Formulário