Automação residencial: de olho no futuro, benfeitoria valoriza o imóvel

Investimento em automação residencial é uma tendência crescente no Brasil. A tecnologia representa uma benfeitoria e agrega valor aos imóveis
 Automação residencial: de olho no futuro, benfeitoria valoriza o imóvel
Kosten-haus , 27/07/2021

A automação residencial é geralmente procurada pelo conforto, praticidade e segurança que pode oferecer para as nossas casas.

Mas todas essas vantagens também geram um benefício indireto: valorizam os imóveis.

Uma vez que essa tecnologia é uma tendência crescente nas casas brasileiras, “imóveis inteligentes” podem se tornar mais comuns – e até essenciais – no futuro próximo.

Entenda o valor agregado da automação e saiba o que isso representa para o futuro desse mercado no país:

 

Dos benefícios percebidos ao valor agregado

Quando pensamos em automação residencial, o que normalmente vem à cabeça é a diversão ou a praticidade que ela pode proporcionar às nossas vidas.

Poder controlar iluminação, climatização, áudio, vídeo e muito mais com um clique ou comando de voz, a qualquer momento e de qualquer lugar, certamente é uma vantagem enorme.

No entanto, sistemas integrados de automação têm outros benefícios importantes.

Um exemplo é que a tecnologia pode ajudar a conservar os móveis evitando exposição solar intensa, além de manter os ambientes frescos ou aquecidos e até proteger nossas casas de chuvas e tempestades através do controle automatizado de janelas, cortinas e aparelhos de ar-condicionado.

Também pode aumentar a segurança através da integração com circuitos de câmeras, alarmes, portões de acessos etc.

A automação pode ainda levar a economia na conta de energia e de água ao otimizar e facilitar processos. É possível programar a irrigação e as luzes do jardim para funcionarem automaticamente, evitando desperdícios, por exemplo.

Estas são apenas algumas das infinitas possibilidades de melhorar nosso dia a dia usando a automação a nosso favor.

Além das vantagens mais evidentes, centrais de automação residencial têm alta durabilidade, são personalizáveis e podem reduzir custos de manutenção.

 

 

Tudo isso, em conjunto, agrega valor às chamadas “casas inteligentes”, especialmente na época em que vivemos. Com a pandemia de Covid-19, todos passamos a valorizar marcas e produtos que se preocupam e estão alinhadas com nosso bem-estar e de todo o planeta.

Uma vez que o propósito da automação residencial é facilitar nossas vidas com soluções que aumentam nosso conforto e segurança e trazem mais sustentabilidade, a demanda por esse grande aliado continua crescendo.

 

Automação residencial: tendência crescente

Já explicamos aqui que investir em automação residencial é uma forma de potencialmente valorizar o seu imóvel.

O valor aplicado pode ser recuperado a médio prazo e, no futuro, caso deseje vender sua casa, poderá pedir um preço melhor por ela. Estima-se que casas inteligentes tenham uma valorização de cerca de 5%.

 

 

E, ainda que a tecnologia não influencie diretamente no valor do imóvel, pode ser um excelente chamariz para atrair e fechar negócios, desde que se saiba comunicar com clareza todas as potencialidades da automação residencial.

Dito isto, a valorização não é a razão principal para automatizar sua casa hoje. Até porque, neste momento, é improvável que você venda sua casa acima do valor de mercado por conta da automação.

Mas isso certamente pode acontecer em um futuro próximo, uma vez que o mercado da automação tende a crescer bastante nos próximos anos. Enquanto a procura por casas inteligentes aumenta, você pode aproveitar a sua desde já.

De acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), o crescimento esperado do mercado de automação no Brasil é de 22% ao ano até 2025.

A projeção, atualizada para os efeitos da pandemia de coronavírus, vem de um levantamento feito pela Statista, empresa global especializada em pesquisa de mercado.

Os dados indicam ainda que o mercado brasileiro deve gerar um faturamento de US$ 3,1 bilhões nos próximos anos. O número de casas aptas a serem automatizadas é de aproximadamente 1,2 a 2,2 milhões.

Outra pesquisa, desta vez realizada pela Consumer Reports, concluiu que a maioria dos compradores (mais de 60%) deseja ter algum tipo de tecnologia inteligente em sua casa, como termostatos, detectores de fumaça e câmeras de segurança inteligentes. Logo, com o reaquecimento da economia, a automação pode ser um diferencial valioso.

Em perspectiva, essas informações nos mostram que a automação ganha cada vez mais espaço nas casas brasileiras. Mais do que valorizar os imóveis, portanto, ela pode ser essencial no futuro.

O mundo evolui rápido, mas tudo que vem para melhorar nossas vidas fica. Você está preparado para isso?

Se você quer facilitar sua vida e valorizar seu imóvel, entre em contato conosco! Nós podemos te ajudar a ter uma casa automatizada com um projeto personalizado para seus desejos e necessidades.
 
Automação Residencial

Comentários

Siga

Inscreva-se

Adicione seu e-mail aqui e receba as
novidades Kosten-haus em primeira mão.

Fale conosco

Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato

Formulário