Automação predial: que itens podem ser otimizados em um edifício?
Saiba quais são os tipos mais comuns de automação predial e confira dicas para automatizar um edifício
A automação predial é hoje muito presente na construção civil. Cada vez mais, para ser considerado moderno, eficiente e sustentável, um edifício precisa ter essa tecnologia trabalhando a seu favor.
E não somente prédios residenciais e condomínios, mas também prédios corporativos, escritórios, consultórios, centros de distribuição, universidades e até supermercados, bem como muitas outras edificações, podem se beneficiar das inúmeras vantagens da automação.
Por exemplo, as soluções prediais são geralmente voltadas para a economia de recursos e segurança, aumentando o conforto e a tranquilidade e levando a uma grande redução de custos.
Saiba quais são os tipos mais comuns de automação predial e confira dicas para automatizar um edifício:
Tipos de automação predial
Automação predial é um conjunto de ferramentas tecnológicas, como softwares e equipamentos controladores, capazes de otimizar instalações prediais.
Em outras palavras, com um sistema de automação predial, é possível diminuir a intervenção humana e melhorar funcionalidades como segurança e consumo de água e de energia, além de aumentar o conforto e diminuir a necessidade de manutenção de um prédio.
Geralmente, os equipamentos envolvidos em um sistema de automação predial são divididos em duas categorias: utilidades e segurança.
Utilidades (ou gerenciamento das instalações prediais)
Este tipo de automação predial tem como objetivo melhorar a produtividade e eficiência das instalações prediais, diminuindo tanto os gastos mensais quanto a necessidade de manutenção ao longo do tempo.
São dispositivos que gerenciam e otimizam instalações elétricas, instalações hidráulicas e de gás, iluminação, climatização (como aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, aquecedores e até cortinas, janelas e persianas) etc.
A automatização desses itens leva normalmente a grandes reduções de consumo de energia e de água.
Por exemplo, luzes podem ser programadas para se apagarem automaticamente, evitando que fiquem acesas sem necessidade. Climatização e irrigação também podem ser configuradas para funcionarem idealmente, eliminando o desperdício.
O controle de janelas, cortinas e persianas pode aproveitar ao máximo a luz solar, enquanto evita o superaquecimento dos ambientes internos e danos aos móveis.
Já a automação de instalações hidráulicas pode alertar rapidamente de vazamentos e outros problemas.
E existem ainda muitas outras possibilidades, incluindo automação de áudio e vídeo, cabeamento estruturado para melhoria na rede de dados, aspiração central etc.
De forma geral, o controle unificado e eficiente das operações prediais previne contra falhas, aumenta a vida útil dos equipamentos e leva a economia direta nas contas. E há ainda um benefício indireto: a produtividade dos colaboradores aumenta, pois o ambiente se torna mais agradável e mais prático de gerenciar.
Segurança (ou gerenciamento dos sistemas de segurança)
Dispositivos de segurança estão entre os itens mais comumente automatizados em casas e prédios.
A automação pode envolver diversos equipamentos, desde circuitos de câmera de segurança até controle de acesso, alarme, proteção contra incêndios e outros.
Por exemplo, a integração do sistema de automação com o sistema de detecção de incêndio permite que moradores ou colaboradores sejam avisados rapidamente de algum incidente, e sistemas de ventilação e/ou sprinklers sejam acionados automaticamente.
Já o controle de acesso pode envolver tecnologias de monitoramento e contagem de veículos e/ou pessoas, biometria, sensores de presença, catracas e muito mais.
Dicas para automatizar seu edifício
Para automatizar um prédio, é preciso muito planejamento e um projeto personalizado.
Isso porque, para as soluções funcionarem corretamente, o ideal é que sejam pensadas para a infraestrutura, a planta e as necessidades de cada edifício em particular. Projetos padrão podem não ser adequados para o seu prédio.
Assim, para aproveitar todos os benefícios, o ideal é procurar uma empresa especializada que crie e execute um plano para automatizar o edifício considerando os equipamentos, recursos e formas de controle mais interessantes para ele.
O serviço inclui desde a preparação e acompanhamento das obras de infraestrutura até a instalação das soluções e treinamento do uso dos controles, se necessário.
Outra dica é contratar uma empresa experiente, ou seja, com bom tempo de mercado e pessoal qualificado. Dessa forma, você garante acompanhamento profissional por um longo tempo, com assistência técnica autorizada e facilidade de contato para resolver quaisquer problemas que possam eventualmente surgir.
Automação predial: o que é, como funciona e por que investir nisso
Anterior
Automação de iluminação predial: o que você precisa saber
Próximo
Comentários
Siga
Categorias Populares
Fale conosco
Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato