Automação de iluminação predial: o que você precisa saber
A iluminação inteligente é uma das principais tendências da tecnologia predial, graças a sua capacidade de economizar energia e aumentar o conforto e a praticidade. Saiba o que é e como funciona a automação da iluminação predial
A iluminação inteligente é uma das principais tendências da tecnologia predial, devido principalmente a sua capacidade de gerar economia na conta de energia, bem como aumentar o conforto e a praticidade.
Prédios com automação de iluminação, além de inovadores, são mais eficientes e sustentáveis. Por conta disso, a automação predial já é um requisito comum para a obtenção de certificados e selos de sustentabilidade.
Saiba o que é e como funciona a automação da iluminação predial, conheça todas as suas potencialidades e vantagens e veja como ter um projeto de iluminação automatizada em seu prédio:
Automação de iluminação predial: o que é e como funciona?
A automação da iluminação é uma tecnologia capaz de integrar os dispositivos de iluminação de um prédio em um módulo central de comando.
Isso permite que você controle qualquer luz de um prédio na palma da sua mão, de forma simples e rápida, bem como programe ações para serem realizadas de forma automática, sem intervenção humana.
Por exemplo, é possível acender ou apagar a luz de qualquer área com um único clique usando um aplicativo no smartphone – e nem é preciso estar no edifício para isso. Outras opções de controle incluem painéis touchscreen, keypads, botões e comandos de voz.
Também é possível planejar ações e personalizar cenas de acordo com a rotina do prédio. As luzes do jardim podem se acender automaticamente ao pôr-do-sol, e apagar ao nascer do sol, por exemplo.
Já cenas específicas podem acender um conjunto de luzes ao mesmo tempo, ou até apagar todas as luzes do prédio de uma só vez.
Edifícios em qualquer estágio de construção podem ser automatizados. No entanto, há vantagens em se planejar a iluminação inteligente na fase de planta. Caso contrário, uma reforma será necessária para adequar a infraestrutura.
Embora existam opções de automação predial sem fio, que exigem pouca intervenção, os sistemas cabeados costumam ser mais robustos, confiáveis e baratos.
Como funciona a automação predial da iluminação?
Empresas de automação da iluminação podem oferecer soluções diversas, como
- diferentes interfaces de controle das luzes;
- programação e personalização de cenas;
- monitoramento da iluminação e do gasto de energia;
- integração com outros equipamentos que também podem ser automatizados, especialmente aparelhos de ar-condicionado, equipamentos de áudio e vídeo, câmeras de segurança e alarmes.
No caso da iluminação, além do controle facilitado e remoto, que evita que luzes fiquem acesas sem necessidade, a economia de energia também vem do gerenciamento da intensidade da luz via dimerização.
Outra possibilidade é utilizar sensores. Um dos mais comuns é o de presença ou de movimento – o primeiro só acende uma lâmpada quando detecta a presença de seres humanos (através do infravermelho emitido pelo corpo humano), enquanto o segundo faz o mesmo quando detecta qualquer movimentação (como quando pessoas ou animais passam por um corredor).
Se houver integração com a automação de persianas, cortinas e janelas, dá até para otimizar a exposição à luz solar ao ambiente, levando a um consumo ainda menor de energia.
Por exemplo, persianas podem abrir e se fechar automaticamente, aproveitando a luz natural ao máximo.
Também podem evitar danos aos móveis e uso intenso de ar-condicionado em dias quentes ao evitar superexposição solar dentro do ambiente. Se houver necessidade de acender as lâmpadas, é possível controlar seu brilho para gastar menos energia.
Vantagens da iluminação automatizada em prédios
A automação da iluminação predial tem diversos benefícios. Alguns dos principais são:
Economia de energia
Conforme mencionado, graças à dimerização e ao controle remoto e facilitado das luzes, a automação leva a maior eficiência enérgica, além de uma redução significativa na conta.
A escala da economia depende da demanda ou do uso diário da iluminação no ambiente, mas pode chegar a 30%.
Sustentabilidade
Ao consumir menos energia e evitar desperdícios – já que dificilmente luzes são esquecidas acesas sem necessidade -, a automação traz mais sustentabilidade para os prédios.
Uma vez que os materiais utilizados são de qualidade e possuem boa duração, e que a otimização da iluminação pode prolongar a vida útil das lâmpadas, a automação também pode reduzir os custos com manutenção.
De forma geral, a capacidade da automação de trazer mais sustentabilidade aos edifícios é notável a ponto de facilitar a obtenção de selos verdes mundialmente reconhecidos, como a certificação LEED, bem como a aquisição de linhas de financiamento junto a bancos.
Conforto e praticidade
A iluminação automatizada traz mais conforto e praticidade graças a diversas características, em particular o controle facilitado e a possibilidade de personalização.
Por um lado, as luzes podem ser controladas de maneira rápida e cômoda por meio de aplicativos, keypads e comandos de voz, sem necessidade de deslocamento.
Por outro, os usuários têm a oportunidade de ajustar intensidade, brilho e temperatura de cor, além de programar acionamentos automáticos e configurar cenas especiais de acordo com seus gostos e necessidades.
Isso significa que a iluminação dos ambientes pode ser adaptada à demanda de cada usuário, o que oferece benefícios como maior eficiência e produtividade.
Por exemplo, através da dimerização, é possível iluminar um ambiente sem desperdício, utilizando a quantidade de luz necessária e, ao mesmo tempo, confortável para quem estiver no cômodo.
Já a criação de cenas permite que configurações favoritas sejam salvas e possam ser acionadas com um simples clique, botão ou comando de voz. Por exemplo, uma cena “OFF” pode garantir que todas as luzes de determinado setor se apaguem de uma vez, economizando tempo e energia.
Há ainda uma vantagem estética da automação da iluminação. Se bem planejada, a iluminação inteligente permite a criação de cenários ou esquemas de luzes adequados a diferentes momentos, sempre à distância de um clique.
Assim, momentos de trabalho, de lazer e de descanso podem ter iluminações diferentes que ajudem na concentração, na produtividade ou no repouso.
Valorização do imóvel
A tecnologia da automação representa uma benfeitoria para o prédio, o que valoriza o imóvel. Tanto casas quanto edifícios são mais bem cotados quando possuem esse tipo de infraestrutura, cada vez mais considerada essencial.
Por exemplo, um estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) descobriu que boa parte dos consumidores pagaria 10% ou mais do valor do imóvel se ele apresentasse inovações que resultassem em maior economia, segurança, conforto e sustentabilidade ambiental.
Segurança
O acionamento automático das luzes mediante detecção de movimento pode colaborar para tornar o ambiente mais seguro.
Especialmente em conjunto com câmeras de segurança, por exemplo, pode desencorajar a invasão de pessoas não autorizadas.
Nos momentos em que o prédio eventualmente ficar vazio, há a possibilidade de programar o acionamento pontual de luzes em momentos diferentes, para aumentar a segurança.
Como automatizar a iluminação de meu prédio?
Por conta de todos os seus benefícios, a automação é cada vez mais procurada não só por prédios residenciais e condomínios, mas também por edifícios corporativos, escritórios, universidades, supermercados e tantas outras edificações que só têm a ganhar com a tecnologia.
Para aproveitar ao máximo suas vantagens, no entanto, o melhor caminho é fazer um projeto exclusivo para o seu prédio.
Para as soluções funcionarem corretamente, o ideal é que sejam pensadas para a infraestrutura, a planta e as necessidades de cada edifício. Projetos padrão podem simplesmente não ser adequados para a sua demanda, fazendo com que perca dinheiro ou não fique satisfeito com o resultado.
O primeiro passo, então, é procurar uma empresa especializada capaz de criar e executar um projeto de automação predial considerando os equipamentos, recursos e formas de controle mais interessantes para o seu edifício.
Um bom serviço inclui desde a preparação e acompanhamento de quaisquer obras de infraestrutura até a instalação das soluções e treinamento do uso dos controles, se necessário.
Outra dica é contratar uma empresa experiente, ou seja, com bom tempo de mercado e pessoal qualificado. Dessa forma, você garante acompanhamento profissional por um longo tempo, com assistência técnica autorizada e facilidade de contato para resolver quaisquer problemas que possam eventualmente surgir.
Automação de escritórios e salas de reunião: como funciona e vantagens
Anterior
Automação predial: o que é, como funciona e por que investir nisso
Próximo
Comentários
Siga
Categorias Populares
Fale conosco
Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato