Automação predial" />

Automação predial: o que é, como funciona e por que investir nisso

Prédios que apostam em automação e inovação economizam energia e são mais sustentáveis. Saiba o que é automação predial e quais itens podem ser automatizados em um edifício
Automação predial: o que é, como funciona e por que investir nisso
Kosten-haus , 27/05/2021

Automação predial é um conjunto de ferramentas tecnológicas, como softwares e equipamentos controladores, capazes de otimizar instalações prediais através do controle automatizado.

Em outras palavras, a automação predial permite que vários componentes dentro de um edifício, como iluminação, climatização, sonorização, alarmes e segurança, sejam controlados com o mínimo de intervenção humana.

O principal objetivo é utilizar a tecnologia a favor da eficiência, do conforto e da praticidade. Por exemplo, com a automação de prédios, é possível executar tarefas como programar as luzes para acenderem ou apagarem em determinados horários ou de forma remota, economizando tempo e dinheiro.

Uma vez que grande parte dos custos de operação e manutenção de um edifício são associados à climatização e à iluminação, ter um sistema inteligente não só facilita a rotina, como reduz bastante a conta de energia e torna o prédio mais sustentável.

Por conta disso, é cada vez mais comum que prédios residenciais, corporativos e escritórios procurem a automação predial.

Conheça algumas das mais interessantes soluções de automação predial, saiba quais são suas maiores vantagens e o que é preciso para automatizar seu prédio:

 

O que é possível automatizar em um prédio?

Automação predial e todos os itens que podem ser automatizados, como iluminação, som, áudio, climatização e segurança

Existem muitas soluções inovadoras de automação predial, mas as mais comuns são nas áreas de iluminação, sonorização, climatização e segurança.

Lâmpadas e ares-condicionados estão, sem dúvida, entre os itens mais comuns da automação predial.

No caso da iluminação, funções como dimerização e acionamento remoto ou automático podem levar a muita economia na conta, evitando que luzes fiquem acesas sem necessidade. A opção de programar rotinas também oferece praticidade.

No caso da climatização, ventiladores, pressurizadores, aquecedores e ares-condicionados podem ser automatizados para serem acionados remotamente ou programados para determinadas rotinas.

O acesso remoto também é chave para a economia: se alguma lâmpada ou ar-condicionado for esquecido ligado, por exemplo, é possível desligá-los à distância, sem necessidade de retornar ao local.

O som é outro item frequentemente automatizado. Além de melhorar a experiência sonora e a qualidade, a automação permite configurações especiais - digamos, para reuniões, aulas ou festividades - e controle simplificado e unificado.

Por fim, itens de segurança que podem ser automatizados incluem equipamentos de controle de acesso, como biometria ou cartões magnéticos, sensores de presença, CFTV (circuitos fechados de TV), detecção ou alarme de incêndio e monitoramento eletrônico.

Por exemplo, é possível verificar câmeras de segurança à distância, ou programar alarmes de incêndio para acionar sprinklers automaticamente.

Existem até câmeras que fazem leitura facial e de temperatura corporal, utilidades interessantes e, dado o contexto atual de pandemia de Covid-19, muito importantes. Ao detectar uma temperatura elevada, por exemplo, a automação pode bloquear a entrada da pessoa e enviar uma notificação ao morador ou funcionário do prédio que iria receber a visita.

 

Controle da automação predial

Quando equipamentos são automatizados em um prédio, eles passam a ser controlados por uma interface a ser escolhida pelo cliente.

As formas de controle mais comuns para a automação predial são comando via smartphone ou por voz; interruptor inteligente, uma espécie de teclado que vem com o sistema de automação; e interruptor convencional, que se torna um botão do tipo pulsador.

Existe ainda a possibilidade de usar tela touchscreen na parede e controle remoto universal.

 

Vantagens da automação predial

Os principais benefícios da automação predial são demandas cada vez mais presentes para a construção civil: eficiência, economia, praticidade, segurança e sustentabilidade.

 

Eficiência

Quando se trata de inovação e eficiência, a automação predial é uma das melhores maneiras de otimizar não só a parte elétrica, mas também a parte hidráulica de um edifício.

Os sistemas automatizados, que envolvem muito planejamento e projetos exclusivos e personalizados, obtêm o máximo de eficiência para o funcionamento dos equipamentos integrados, evitando gastos desnecessários, desperdício de energia e perda de tempo para os colaboradores de uma empresa ou moradores de um prédio.

 

Economia e praticidade

Conforme apontado, automatizar itens como iluminação e climatização economiza muita energia. Também poupa tempo, aumentando a praticidade.

Outro ponto a ser levado em conta é que a opção de programar e regular ambientes de acordo com o número de pessoas no local, como a temperatura, sonorização e iluminação ideais, melhora o conforto, evita pausas para ajustes e aumenta a produtividade.

Tudo isso leva, é claro, a uma economia financeira também.

 

Segurança

No quesito segurança, as soluções falam por si próprias. Poder controlar o acesso ao prédio com sistemas confiáveis, ou checar as câmeras a qualquer momento e de qualquer local, por exemplo, estão entre as tecnologias mais procuradas por prédios.

Um benefício extra da automação é que a integração de áreas e equipamentos facilita a comunicação entre eles e a coleta e análise de dados, aumentando a segurança operacional e fornecendo informações sobre como melhorar a produtividade do edifício.

 

Sustentabilidade

A otimização que vem com a automação predial pode ajudar o prédio a se tornar mais sustentável, conquistando selos ambientais como a certificação LEED (Leadership in Energy Engineering Design), concedida a construções com boas práticas de eficiência energética e segurança, e reconhecida mundialmente.

 

O que é preciso para automatizar um prédio?

O primeiro passo é conhecer as principais necessidades do prédio e do cliente.

Cada projeto é único e deve ser desenvolvido por uma empresa de automação com experiência, que faça o devido planejamento e dimensionamento de equipamentos.

Outro ponto a ser considerado é a necessidade de uma infraestrutura de cabeamento capaz não só de suportar as soluções, mas de otimizar as redes de voz, imagens e dados (como telefone e internet).

Para tanto, o projeto de automação predial é frequentemente acompanhado de um projeto de cabeamento estruturado.

Ter a planta do edifício é essencial para que a empresa faça um projeto personalizado. Aqui, vale observar que a implantação da automação predial é ideal no início da construção.

Primeiro, porque a automação ajuda a economizar no próprio projeto elétrico do prédio. E, depois, porque isso garante que a integração seja feita da maneira mais eficiente possível e facilita a instalação da infraestrutura necessária para a operação das soluções.

Caso o prédio já tenha passado da fase de construção, uma obra será necessária.

No geral, para ter um bom sistema de automação predial, é necessário muito planejamento e uma instalação impecável. É por isso que a melhor opção é contratar uma empresa especializada para cuidar do projeto do começo ao fim, garantindo excelência e assistência técnica.

Procure ainda uma empresa que realize treinamentos, se necessário, e que faça serviços de manutenção preventiva ou corretiva.

Ainda tem dúvidas ou gostaria de solicitar um orçamento? Entre em contato conosco! Nossa equipe de especialistas está pronta para te ajudar.
Automação Predial

Comentários

Siga

Inscreva-se

Adicione seu e-mail aqui e receba as
novidades Kosten-haus em primeira mão.

Fale conosco

Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato

Formulário