Aspiração central residencial: o que é, como funciona e quanto custa
O sistema de aspiração central é uma tecnologia composta por tomadas fixas nas quais se pode plugar uma mangueira e aspirar a sujeira de uma casa para uma central. Com potência muito maior que a de aspiradores comuns, promove a qualidade do ar e torna a limpeza muito mais prática e rápida
Aspiração central é um sistema de aspiração composto por tomadas fixas espalhadas pelas paredes de uma casa, nas quais se pode plugar uma mangueira e aspirar a sujeira para uma central em um local separado, distante de onde a limpeza é feita.
A principal vantagem desse sistema, em relação aos aspiradores de pó comuns e portáteis, é promover a melhoria da qualidade do ar unindo tecnologia e praticidade.
Com frequência, não percebemos como a qualidade do ar impacta diretamente em nossas vidas. Diversas doenças - de asma a alergias a doenças pulmonares crônicas - são causadas ou afetadas pelas condições atmosféricas, inclusive em ambientes internos.
Uma vez que a central de aspiração fica do lado de fora da casa, as impurezas que o filtro não consegue reter permanecem longe do nosso alcance. Já nos aspiradores comuns, a sujeira não retida pelo filtro volta para o ar do ambiente.
Segundo um estudo da Universidade da Califórnia (EUA), ter um sistema de aspiração com filtração de alta eficiência reduz em até 48% as concentrações médias de partículas finas e 31% as concentrações de partículas grossas dentro de casa.
Saiba como a aspiração central residencial funciona, o que é preciso para instalar um aspirador central na sua casa, quais são seus maiores benefícios e quanto custa ter um sistema desses:
Aspiração central: como funciona?
Como o nome sugere, a aspiração central exige a instalação de uma central composta por um motor, responsável por gerar a sucção, e um sistema de filtragem, responsável por reter as partículas de pó e sujeira sugadas.
Essa central não toma muito espaço (pode ter dimensões de cerca de 50 centímetros de altura e 30 de largura) e é geralmente posicionada em um local distante da sala e dos quartos, como uma garagem, um depósito ou uma lavanderia, por exemplo.
Em seguida, tomadas - os pontos de aspiração – são estrategicamente instaladas nos locais desejados da casa, e conectadas à central através de uma tubulação.
Por fim, quando desejar aspirar a casa, basta conectar a mangueira de aspiração em uma das tomadas e iniciar a limpeza. Dependendo do sistema, a mangueira pode ser retrátil e guardada dentro da própria tubulação, um modelo especialmente útil para apartamentos ou casas menores, pois economiza espaço.
Outra opção é guardar a mangueira, junto com outros kits de limpeza, em uma mala, a qual pode ser facilmente levada para qualquer ambiente a ser aspirado.
No geral, o sistema pode vir acompanhado de diversos acessórios, como escovas que permitem a limpeza de cortinas, sofás, persianas e até peças mais delicadas, como teclados de computador, bem como ferramentas que oferecem uma limpeza mais profunda, se desejado.
O comprimento da mangueira também varia conforme o sistema, sendo que os modelos mais comuns possuem entre 9 e 11 metros.
É importante mencionar que a potência do aspirador central é bastante superior à de um aspirador convencional.
Quando a sujeira é aspirada, ela corre pela tubulação dentro das paredes até chegar na central, onde se acumula. De tempos em tempos, é só jogá-la fora.
Em alguns sistemas, como aquele em que a mangueira fica guardada na parede, o filtro é autolimpante e não exige troca. Nos casos em que é necessário trocá-lo, a manutenção é muito simples, e o tempo de substituição pode variar entre 3 a 12 meses, dependendo do tipo de sujeira que é aspirada.
Instalação do sistema de aspiração central: qual a infraestrutura necessária?
É importante observar que o melhor sistema de aspiração central é sempre um projeto personalizado, ou seja, dimensionado especialmente para o seu imóvel.
O projeto deve levar em consideração a área total a ser aspirada e a quantidade de pontos de aspiração, bem como prever os procedimentos necessários para a colocação da tubulação e instalação do equipamento central, sem danificar a infraestrutura existente do imóvel, como a de ar-condicionado, por exemplo.
É por esse motivo que é muito importante que o projeto e a instalação sejam feitos e acompanhados por uma equipe especializada.
No geral, qualquer tipo de imóvel pode ter aspiração central, de casas a prédios, lojas e hospitais. A única restrição seria de espaço para a tubulação.
Idealmente, a infraestrutura da central deve ser feita na fase de instalações hidráulicas e elétricas. Como o sistema é embutido, cortes nas paredes e nos forros são necessários.
Se a sua casa não estiver em fase de construção, uma pequena reforma será necessária.
Vantagens do aspirador central residencial
É provável que você não se dê conta disso, mas uma casa de 150 a 200m² produz cerca de 20 kg de poeira por ano. Essa poeira contém uma variedade de ácaros, pólen, bactérias, esporos de fungos etc. Os ácaros, em particular, são grandes causadores de alergias.
Em conjunto, estes componentes da poeira doméstica podem gerar uma série de problemas. Infelizmente, os aspiradores de pó portáteis muitas vezes atrapalham mais do que ajudam, porque quando limpamos a sujeira acumulada no aparelho, ela geralmente retorna ao ambiente em pior condição.
Já com o aspirador central, o ar não recircula no ambiente aspirado. A sujeira é levada para fora da casa, tornando o ar no interior muito mais limpo.
Ainda de acordo com a pesquisa americana da Universidade da Califórnia, os sistemas de aspiração central não só melhoram a qualidade do ar em ambientes internos, como podem reduzir sintomas de rinite e outras alergias, bem como visitas ao médico relacionadas à asma.
Além do enorme benefício de saúde o sistema de aspiração residencial tem as seguintes vantagens:
- Segurança para os habitantes da casa, incluindo crianças e pets, devido a energia de baixa tensão e baixo consumo;
- Pouquíssimo ruído, uma vez que o sistema é muito mais silencioso que os aspiradores comuns;
- Praticidade e leveza – a aspiração central não só elimina a necessidade de carregar o aspirador para lá e para cá, como a mangueira é fácil de usar, leve e alcança distâncias consideráveis;
- Eficiência, com uma potência de sucção até 5 vezes maior do que os aspiradores convencionais;
- Economia de tempo - além de ser muito mais fácil aspirar a casa, sem necessidade de limpar o filtro a cada vez, a tecnologia da aspiração central evita que a sujeira escape para os arredores quando está sendo sugada, reduzindo o tempo de aspiração em mais de 50%;
- Valorização do imóvel, uma vez que representa uma benfeitoria, ou seja, uma infraestrutura que facilita o dia a dia e melhora a qualidade de vida;
- Excelente custo-benefício e assistência técnica permanente.
Qual o preço de um sistema de aspiração central?
O sistema de aspiração central tem um excelente custo-benefício, uma vez que é barato de manter, tem excelente vida útil, valoriza o imóvel, economiza bastante o tempo gasto com tarefas domésticas e melhora consideravelmente a qualidade do ar.
O valor de um sistema de aspiração central varia conforme o projeto, mas, em média, um sistema para uma residência com uma área aspirável de 300 e 500m², por exemplo, custa em torno de R$ 15 mil.
Vale observar que a variação cambial pode afetar o preço dos sistemas de aspiração central, uma vez que muitas peças são importadas.
Aspiração central e automação residencial: grandes aliados da sua casa
Por conta da praticidade e das inúmeras vantagens, a aspiração central tem feito cada vez mais parte dos serviços ofertados por empresas de automação residencial.
Ambos os sistemas de aspiração central e automação residencial são grandes aliados dos proprietários de imóveis, unindo conforto e tecnologia e trazendo utilidade e inovação para dentro de casa.
Comentários
Siga
Categorias Populares
Fale conosco
Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato