Automação residencial para deficientes físicos e idosos: conheça as vantagens
Um grande benefício da automação residencial é a acessibilidade. Ao facilitar o controle dos dispositivos de uma casa, a tecnologia oferece mais autonomia para idosos e pessoas com deficiência. Saiba mais
A automação residencial existe, em primeiro lugar, para facilitar a vida das pessoas. Entre suas principais vantagens, estão mais praticidade, economia de energia e conforto.
Mas existe ainda outro grande benefício da automação menos reconhecido: a acessibilidade.
Ao automatizar os itens de uma casa, seu controle se torna mais simples. É possível fazer de tudo – como abrir portas, janelas, cortinas, ligar aparelhos, acender e apagar luzes e muito mais – com um só clique ou comando de voz, a partir de qualquer lugar.
Esses recursos podem oferecer mais autonomia para pessoas com deficiência, permitindo que façam sozinhas tarefas cotidianas antes complicadas ou impossíveis de serem realizadas.
A automação residencial é especialmente útil para pessoas com mobilidade reduzida, o que inclui também muitos idosos.
Os benefícios para esses públicos já foram, inclusive, provados por diversos estudos, como essa pesquisa da Universidade São Francisco (USF) e esse estudo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Saiba como a automação pode melhorar a qualidade de vida de idosos e deficientes e como ter um projeto de automação exclusivo para sua casa:
Principais vantagens da automação para deficientes e idosos
Segundo dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no Brasil, o que equivale a 24% da população do país.
Infelizmente, no entanto, a automação residencial ainda é pouco usada em prol de deficientes e pessoas com mobilidade reduzida.
Isso ocorre, dentre outros motivos, por desconhecimento de como essa tecnologia pode tornar casas e prédios mais acessíveis. Além disso, o valor costumava ser proibitivo. Hoje em dia, no entanto, com o avanço da indústria, os preços têm se tornado cada vez mais competitivos.
De forma geral, a automação pode trazer mais independência para idosos e pessoas com qualquer tipo ou grau de deficiência graças às seguintes características:
- Possibilidade de automatizar qualquer equipamento da casa, tornando seu acionamento possível através de celular, tablet, controles inteligentes ou comando de voz via assistentes como Alexa e Google Home;
- Possibilidade de agendar ou programar tarefas para serem realizadas automaticamente, bem como receber lembretes de tarefas;
- Possibilidade de integrar equipamentos, tornando seu uso mais fácil ao acioná-los em conjunto;
- Possibilidade de instalar e automatizar diversos sensores, como de luz, gás, fumaça, inundação etc.;
- Possibilidade de personalização, o que significa que você pode ter um projeto de automação adequado às suas necessidades específicas e a planta da sua casa.
Além de simplificar enormemente a realização de tarefas cotidianas, a automação residencial também aumenta a segurança da casa.
Entre outras coisas, é possível evitar potenciais acidentes, notificar quaisquer pessoas de eventos e até integrar câmeras de segurança ao sistema central, facilitando a vigilância.
Personalizando seu projeto de automação residencial
Conforme foi mencionado, a possibilidade de personalização é uma das grandes vantagens da automação, porque permite que você tenha em sua casa as soluções que mais precisa ou mais usa.
Isso é especialmente importante no caso de pessoas com deficiência ou idosas, com dificuldade em realizar tarefas específicas.
Através de um bom projeto de automação residencial, é possível montar um sistema de automação que tenha as funcionalidades adequadas para sua casa e que atenda satisfatoriamente às suas necessidades.
Existem muitas soluções possíveis, desde automação do controle das luzes, ar-condicionado, equipamentos de áudio e vídeo, câmeras de segurança até automação de janelas, cortinas e portões de acesso e diversas outras tecnologias.
Para ter um projeto personalizado, é necessário contar com a ajuda de uma empresa de automação residencial.
Com base nos seus gostos, em uma visita técnica e/ou uma análise da planta de sua casa, os especialistas podem oferecer as opções mais alinhadas aos seus requisitos e ao seu orçamento.
A empresa também é responsável pelo acompanhamento de quaisquer obras ou reformas necessárias, pela instalação e implantação de todas as tecnologias, pelo treinamento dos moradores para uso das soluções e por eventuais manutenções, como parte de uma assistência técnica e garantia contínua dos produtos.
Automação Residencial Campinas: transforme sua casa!
Anterior
Sistema de som ambiente para sua casa: quanto custa?
Próximo
Comentários
Siga
Categorias Populares
Fale conosco
Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato