Automação de som residencial: dicas para aproveitar ao máximo
Saiba como a automação residencial pode ser utilizada para controlar seu sistema de som ambiente, quais são as maiores vantagens e como fazer um bom projeto de automação do som residencial
O som ambiente residencial pode transformar sua casa em um lugar mais agradável: não importa se você deseja mais animação, entretenimento ou relaxamento, um som de qualidade pode fazer a diferença nos momentos de lazer e descanso.
Ter um sistema de som planejado para a sua casa já é uma experiência incrível, mas pode ficar ainda melhor com a automação residencial.
A automação do som facilita o controle das caixas acústicas e de equipamentos como amplificadores e centrais multirooms, permitindo que você gerencie o áudio de toda a casa na palma da sua mão, bem como crie cenas personalizadas para ocasiões especiais.
Saiba como a automação residencial pode ser utilizada para o controle de um sistema de som, quais são suas maiores vantagens e como fazer um projeto de automação do som ambiente:
Automação de som ambiente: por onde começar?
O primeiro passo é escolher os equipamentos de som mais adequados para o seu gosto e para a sua casa.
Cada modelo e fabricante possui pontos fortes e fracos. Muitos fatores devem ser considerados antes de você fazer as compras, especialmente a finalidade do som, a planta da sua casa e a facilidade de automatizar certos aparelhos.
Por exemplo, você quer um home theater para ver filmes e séries? Ou prefere um som potente na área gourmet para receber convidados? Talvez um som no quarto para relaxar?
Tudo isso influencia nas escolhas dos equipamentos, que possuem características e potências diferentes (você pode conferir mais sobre como escolher os equipamentos certos no nosso guia definitivo do sistema de som residencial).
Além disso, alguns aparelhos são mais adequados para a integração com automação residencial.
Esse é um critério muito relevante. Sempre cheque a conectividade dos equipamentos com Wi-Fi, Bluetooth, Airplay, aplicativos próprios e comandos por automação, o que é essencial para uma boa experiência sonora.
Caso você queira sonorizar vários ambientes de sua casa e integrar todos à sua central de automação, um sistema multiroom pode ser uma boa ideia.
O multiroom é um sistema de som baseado em um único aparelho capaz de sonorizar de 2 a 8 zonas diferentes. Você também pode combinar várias centrais e distribuir o áudio por mais ambientes.
É possível sonorizar qualquer local da casa - como sala, quarto, banheiro, área gourmet, varanda, escritório, sauna -, bem como sonorizar mais de uma zona dentro do mesmo ambiente. Por exemplo, você pode ter duas zonas de som na área externa, uma na churrasqueira e outra na piscina.
Essas zonas podem ser controladas de forma independente ou unificada. Ou seja, você pode ouvir o mesmo som em várias zonas, com volumes diferentes, ou pode optar por escutar conteúdos diferentes (como músicas, partidas de futebol, filmes) em cada ambiente e assim por diante.
Isso porque a central multiroom é capaz de gerenciar todas as entradas e saídas de áudio de sua casa. E você pode escolher quantas entradas e saídas deseja para distribuir bem o som pela sua casa.
Uma vez que a acústica dos cômodos, a conectividade, a potência e muitos outros fatores podem afetar a experiência sonora, o ideal é fazer um bom projeto de sonorização com uma equipe profissional.
Os especialistas podem fazer visitas técnicas e levar em conta a planta da sua casa, suas necessidades e seus gostos para planejar o melhor sistema de som ambiente com automação dentro do seu orçamento.
Além disso, eles que cuidarão da instalação e de toda a infraestrutura, o que traz mais segurança e qualidade, de forma que você pode ter certeza de que obterá o resultado desejado.
Vantagens da automação do som residencial
Com a automação residencial, é possível integrar todos os equipamentos de som de sua casa, controlando-os de forma prática, rápida e unificada.
Você pode, por exemplo, usar um aplicativo no seu smartphone para gerenciar facilmente qualquer som, como escolher o que vai tocar, de qual mídia, em qual caixa, a qual volume etc.
Existem ainda outras interfaces muito intuitivas que você pode usar para controlar seus equipamentos a qualquer moimento e de qualquer local, como keypad, comando de voz (via assistentes como a Alexa ou o Google Home) e controle remoto universal.
Além da facilidade de controle, dá para configurar ou programar cenas personalizadas conforme seu gosto.
Por exemplo, a cena “cinema” pode ligar o home theater e configurá-lo para a hora do filme – se você integrar também o controle das luzes, cortinas e projetor, por exemplo, pode criar o ambiente perfeito com um único clique.
Também pode ter uma cena “festa”, com as configurações desejadas de som para receber convidados. Se você gosta de tocar instrumentos, pode até conectá-los às caixas acústicas e permitir que o som seja ouvido em qualquer som conectado ao seu sistema de automação residencial.
Existem ainda diversas outras possibilidades. Você pode programar um som para te despertar pela manhã; pode acionar sua playlist favorita em certas zonas da casa assim que chegar em casa; pode ter uma configuração para os dias de churrasco que separe sua área externa em três zonas diferentes: a bancada ligada no futebol, as mesas em um som ambiente mais baixo, e a piscina conectada no Spotify em um volume mais alto, por exemplo, e assim por diante.
Incrível, não é mesmo?
Projeto de som residencial com automação
Conforme explicamos, quando se trata de som, muitos fatores que afetam a experiência sonora precisam ser considerados, e não só o tamanho do cômodo.
Por exemplo, a acústica de um ambiente pode ser influenciada pelo revestimento ou pela altura das paredes, pela presença de móveis, pela presença de materiais como vidro e muito mais.
Além disso, escolher a potência certa e distribuir corretamente o som pelas diferentes zonas não é tão simples quanto parece. O projeto profissional é feito justamente para dar uma sensação de imersão por todo o ambiente, sem necessidade de aumentar o volume.
No geral, ter som residencial de qualidade é muito mais do que comprar uma caixa de som de uma marca conhecida ou recomendada.
Entre decidir as entradas e saídas de áudio, selecionar as melhores opções de caixas acústicas, dimensioná-las, posicioná-las e instalá-las corretamente, são muitas etapas que exigem experiência e conhecimento técnico.
Por esse motivo, projetos padrão podem ficar muito ruins na sua casa. Comprar a “caixa mais vendida” de uma loja pode ser um péssimo investimento se ela não atender às suas expectativas ou não for adequada aos materiais dos quais sua casa é feita.
Se você deseja aproveitar todas as potencialidades de seu sistema de som, um projeto personalizado é o melhor caminho.
Com um bom planejamento e execução, você não corre o risco de gastar dinheiro com produtos que não satisfazem seus desejos, nem de perder qualidade por uma má instalação – alguns dos problemas mais comuns incluem distorções nos sons, danos aos cabos, erros de ligação entre os equipamentos que causam falhas de impedância etc.
Automação Residencial Campinas: transforme sua casa!
Anterior
Automação Wi-Fi: como funciona, vantagens e desvantagens
Próximo
Comentários
Siga
Categorias Populares
Fale conosco
Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato