Som para quarto: veja dicas para fazer as melhores escolhas

Gosta de ver filmes, ouvir música ou jogar videogame no quarto? Confira dicas para montar um excelente projeto de sonorização e aproveitar seu quarto ao máximo
Som para quarto: veja dicas para fazer as melhores escolhas
Kosten-haus , 05/08/2021

O seu quarto é o lugar onde você relaxa, curte o tempo livre, se diverte quando está em casa?

Então, você tem toda a razão em querer ter um som de qualidade nesse cômodo.

A sonorização pode fazer muita diferença no que diz respeito ao entretenimento, não importa se o seu passatempo preferido é ver um filme, ouvir música, jogar videogame, assistir partidas esportivas etc.

Também pode ser um fator-chave para finalmente descansar após um longo dia, ou até para se concentrar na hora de estudar ou trabalhar.

Saiba como montar um sistema de som para o seu quarto e confira dicas caso queira sonorizar mais de um ambiente da sua casa:

 

Como montar um sistema de som de qualidade para o quarto?

O primeiro passo é ter um bom projeto de sonorização que atenda seus gostos e suas necessidades.

Para isso, você precisa definir qual a finalidade do som no quarto. Quais são seus hábitos? Por que você deseja ter um som de qualidade no seu quarto?

Por exemplo, você costuma ouvir música no quarto? Em que momento? Para ajudar na concentração enquanto estuda ou trabalha? Para relaxar antes de dormir? Você gosta de ver filmes e séries na cama? Você quer melhor qualidade para usufruir do sound design de videogames?

Som para quarto: saiba como montar um bom projeto

Seus objetivos vão afetar suas escolhas de equipamento. Se o foco for em filmes, talvez você precise de um home theater ou ao menos um soundbar. No caso da música, caixas de som com boa potência e Bluetooth podem ser boas ideias.

De forma geral, no entanto, é importante ficar atento para características como a conectividade dos aparelhos. Bluetooth e Wi-Fi são recursos normalmente desejáveis, por facilitar o controle do som à distância e a integração com automação residencial.

Em seguida, é preciso avaliar bem o cômodo para identificar as melhores soluções.

Fatores como a área total em metros quadrados (m²); a altura do quarto (pé direito); o material das paredes e a distância entre elas; a distribuição do sistema elétrico e até a existência de objetos que possam influenciar a acústica (como móveis, cortinas, vidros, carpetes etc.) precisam ser todos levados em conta.

Somente com esses dados é possível dimensionar corretamente a potência ideal para o som ambiente, bem como as melhores escolhas de aparelhos.

Não adianta nada comprar amplificadores e caixas acústicas potentes e não conseguir utilizar o som porque ele não é adequado ao espaço que você tem.

É justamente por esse motivo que uma das melhores alternativas é fazer um projeto profissional. Você recebe uma visita técnica ou envia a planta da sua casa, bem como conversa sobre todos os desejos e gostos, a fim de que os especialistas criem a solução ideal para seu quarto, dentro do seu orçamento.

Embora não seja tão barato quanto se virar sozinho, vale muito a pena pela garantia de satisfação – trata-se de um projeto personalizado, com instalação profissional e assistência técnica especializada.

Se você optar por projetos “padrão”, comprando equipamentos sugeridos por vendedores ao invés de equipamentos pensados exclusivamente para o seu quarto, pode acabar frustrado com o resultado.

 

 

Onde colocar o som no quarto?

Assim como o planejamento dos equipamentos e o dimensionamento da potência das caixas, o posicionamento estratégico do som no quarto é uma etapa muito importante, facilitada quando você opta por um projeto profissional.

Na etapa de projeto, uma das decisões a serem tomadas envolve o tipo de caixa acústica que será instalada no quarto: embutida ou de sobrepor.

As caixas de som embutidas são boas opções para quem prefere manter uma estética clean e não alterar muito a decoração do quarto, ou quando não há muito espaço disponível. Elas são instaladas geralmente no forro de gesso, no teto ou na parede.

No entanto, esse tipo de caixa costuma ter potência e/ou qualidade sonora inferior às caixas de sobrepor, que ficam à mostra (apoiadas no chão, nos móveis ou nas paredes). Além disso, se não há forro, geralmente não é possível utilizar a alternativa embutida.

Independentemente da sua escolha, o local de instalação das caixas precisa ser bem pensado, tanto na questão da infraestrutura (as caixas acústicas de maior qualidade são geralmente cabeadas) quanto da acústica do cômodo.

Se sua meta for a imersão em filmes, é preciso ter ainda mais cuidado com a distribuição das caixas, ou você perderá o efeito surround.

Som no quarto: projeto personalizado é escolha ideal

Mais uma vez, não é fácil fazer uma recomendação geral para o posicionamento das caixas. Qual o formato do seu quarto? Quadrado? Retangular? Qual a metragem? Qual seu objetivo com a sonorização? A melhor sugestão dependerá das suas respostas.

 

Quer sonorizar mais ambientes da casa?

Se você deseja sonorizar outros ambientes além do quarto, uma dica interessante é utilizar um sistema de som multiroom, também chamado de central multiroom.

Esse sistema é baseado em um único aparelho, capaz de centralizar todos os equipamentos de áudio de uma residência e fazer a distribuição do som pelos cômodos desejados.

Imagine que você quer sonorizar diferentes ambientes, como sala, quarto, banheiro, área gourmet, varanda e escritório.

O multiroom tem a capacidade de se conectar com vários equipamentos, entradas e saídas de áudio, de forma que você pode controlar o som em todos esses ambientes de maneira simplificada.

Você pode tanto ouvir a mesma coisa na casa toda, quanto gerenciar o volume e o áudio de cada cômodo de forma individual, com muita praticidade.

Por fim, o multiroom também facilita a integração do som com a automação residencial.

Como resultado, você tem um sistema de som ambiente personalizado e automatizado que é ideal para sua casa e muito mais fácil de configurar, ligar e desligar.

Outra grande vantagem é a possibilidade de criar cenas especiais para momentos diferentes, de filmes a eventos esportivos, jantares íntimos, churrascos animados e muito mais.

Você pode ainda escolher integrar, além do som, vídeo, iluminação, climatização, motorização de cortinas e diversos outros itens para aumentar a personalização e o conforto da sua casa.

Ficou interessado em um projeto de som exclusivo? Fale conosco! Nós podemos tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a ter o som que você sempre sonhou.
Automação Residencial

Comentários

Siga

Inscreva-se

Adicione seu e-mail aqui e receba as
novidades Kosten-haus em primeira mão.

Fale conosco

Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato

Formulário