Como fazer um bom projeto de som ambiente

Se você quer ter som ambiente de qualidade, a primeira coisa de que precisa é um bom projeto. Saiba como personalizar o seu projeto
Como fazer um bom projeto de som ambiente
Kosten-haus , 30/06/2021

Se você quer ter som ambiente de qualidade, a primeira coisa de que precisa é um bom projeto.

Antes de qualquer investimento, é muito importante saber exatamente o que você espera do sistema de som, e não só em potência.

Para entender quais são as melhores opções para seu gosto e sua casa, e assim fazer as escolhas certas de equipamentos, é preciso levar em conta diversos fatores, como finalidade do uso, tamanho dos cômodos a serem sonorizados, funcionalidades desejadas e muito mais.

A boa notícia é que, se você tiver um projeto de som ambiente adequado, a satisfação é garantida.

Caso contrário, você pode gastar mais do que realmente precisa, ou até jogar dinheiro fora com produtos que não alcançam o desempenho esperado.

Confira os principais passos de um projeto de som ambiente personalizado:

 

Projeto de som ambiente

Para projetar o melhor sistema de som ambiente para sua casa, é preciso que você responda quatro perguntas simples: o que, onde, como e quanto.

 

O você espera do som ambiente?

Liste os principais motivos pelos quais você quer ter um sistema de som ambiente. Para quais finalidades?

Por exemplo, você deseja ter um som de qualidade para imersão em filmes e séries? Ou gostaria de ter caixas acústicas na área gourmet da sua casa, para ouvir música enquanto recebe convidados? Você gosta de dar festas?

 

Onde você quer colocar as caixas de som?

Em quais ambientes você quer ouvir o som? Sala, quarto, área gourmet, piscina, cozinha?

Em locais abertos, como varandas, você pode precisar de equipamentos próprios para uso externo, especialmente se as caixas forem expostas ao clima, como chuva, vento e sol.

O tamanho dos cômodos e a quantidade de zonas a serem sonorizadas também importam na hora de escolher equipamentos.

Ambientes maiores podem exigir mais potência, ou até uma divisão do ambiente em duas zonas de som diferentes (digamos, uma zona para música próxima à piscina e outra para assistir a jogos de futebol na TV próxima à bancada).

A quantidade de caixas de som, o tipo dessas caixas e seu posicionamento no ambiente também dependem dos locais escolhidos da casa.

Por exemplo, enquanto caixas de som de embutir podem ser boas escolhas para locais menores, ou para pessoas que preferem uma estética mais “clean”, só podem ser instaladas em ambientes com forro de madeira, gesso ou PVC.

 

Como você quer ouvir o som?

Pense também no que você gosta de ouvir, e como.

Você prefere um som tranquilo? Gosta de batidas fortes? Quais ritmos mais escuta? Gosta de ouvir música em volume alto, ou prefere um som mais de fundo, que permita que as pessoas conversem confortavelmente?

De que entradas ou mídias você gostaria de ouvir som? Por exemplo, você gostaria de reproduzir som da TV, de aplicativos no celular, de streamings como o Spotify?

Essas questões vão influenciar a escolha de caixas acústicas com características diferentes, desde a potência até a presença de funcionalidades como conectividade Wi-Fi e Bluetooth e muito mais.

 

Quanto você está disposto a gastar?

Existem opções para todos os bolsos, com diferenças na potência, na sofisticação e nas funcionalidades.

É por isso que é muito importante informar o seu orçamento a uma equipe profissional que possa te ajudar a projetar e instalar o melhor sistema de som ambiente para sua casa e seu bolso.

Isso porque os especialistas conhecem uma gama de equipamentos com funções e custo-benefício diferentes, e podem ampliar o seu leque de possibilidades.

Ao invés de fazer uma escolha padrão focada em uma característica ou outra, você tem a chance de obter o melhor equipamento possível considerando tanto o que você quer quanto o que é possível de ser feito na sua casa.

Em outras palavras, sabendo exatamente o que você deseja e quanto pretende investir, as chances de você obter os equipamentos certos são muito maiores.

som ambiente area externa gourmet

 

Dicas essenciais

As informações listadas acima são pontos de partida essenciais para você escolher os melhores equipamentos e ter um som ambiente adequado para seu gosto e sua casa.

No entanto, existem ainda diversos fatores que você precisa considerar antes de fazer suas escolhas, como:

 

Quantidade e potência das caixas

O sistema de som ambiente é composto de amplificador (ou central multiroom), caixas de som e, se desejado, subwoofers.

Escolher a quantidade certa de caixas e sua potência não é tão simples quanto parece.

Por exemplo, até mesmo o material do qual sua parede é feito pode interferir na forma como o som se propaga pelo ambiente e exigir uma potência maior ou menor do que você está considerando (se quiser saber mais, confira nosso guia para o sistema de som ambiente ideal aqui).

É por isso que fazer um projeto profissional vale a pena – os especialistas podem fazer uma visita técnica e conferir a planta da sua casa antes de você decidir quais equipamentos comprar, de forma que você não erre nas escolhas.

 

Fabricantes

Existem marcas nacionais e internacionais de equipamentos de som no mercado. Certifique-se de que suas escolhas possuem assistência técnica garantida no Brasil.

Além disso, enquanto você pode “misturar” fabricantes, alguns equipamentos funcionam muito melhor quando usados em conjunto com produtos da mesma linha. Fique atento a isso!

 

Qualidade dos cabos

Não economize nos cabos de áudio. São eles que levam o sinal para os aparelhos e, se forem de má qualidade, podem estragar completamente a experiência.

Já pensou investir em aparelhos excelentes, mas ter um som ruim, com chiados e falhas, por causa dos cabos?

Eles podem não ser os itens mais baratos, mas isso é porque fazem uma diferença muito grande na qualidade sonora.

 

Instalação

A instalação dos equipamentos é uma parte bastante delicada do sistema de som ambiente.

Por exemplo, erros de ligação entre os equipamentos – como o amplificador e as caixas acústicas - podem causar falhas de impedância (perda de energia dos componentes).

Além disso, posicionar corretamente as caixas nos ambientes, sem danificar os cabos e a infraestrutura no geral, é uma tarefa que exige cuidado e experiência.

De forma geral, o jeito mais fácil de acertar é fazendo o projeto com uma equipe qualificada, o que garante instalação profissional e pode evitar muita dor de cabeça – além de eles cuidarem de todo o planejamento, infraestrutura e instalação, o suporte é de longo prazo, caso você precise de eventuais correções ou manutenções no futuro.

Você também pode projetar o som ambiente integrado com automação residencial e com outros equipamentos, como home theater, e ter uma experiência ainda mais incrível.

Quer um sistema de som ambiente personalizado para sua casa? Fale conosco! Nossa equipe pode te ajudar a ter o som que você sempre sonhou.
Som Ambiente

Comentários

Siga

Inscreva-se

Adicione seu e-mail aqui e receba as
novidades Kosten-haus em primeira mão.

Fale conosco

Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato

Formulário