O que é subwoofer e qual sua importância para o som ambiente

Se você está em busca de um som ambiente de qualidade, provavelmente já ouviu falar desse equipamento. Saiba o que é subwoofer e por que ele é tão importante para a experiência sonora
O que é subwoofer e qual sua importância para o som ambiente
Kosten-haus , 13/07/2021

Se você está em busca de um som ambiente de qualidade, provavelmente já ouviu falar do subwoofer.

Esse equipamento é recomendado para compor qualquer sistema de som, uma vez que é responsável pela reprodução de frequências graves e subgraves e pode fazer uma diferença enorme na experiência sonora.

Mas, afinal de contas, o que é subwoofer? Ele é mesmo tão importante? Como deve ser usado?

Saiba tudo que precisa sobre a utilização do subwoofer no som ambiente:

 

O que é subwoofer?

O subwoofer é um alto-falante capaz de reproduzir frequências baixas, de 20 a 200Hz, responsáveis pelos sons mais graves de músicas e faixas de áudio em geral.

É por essa razão que os subwoofers são tão fáceis de se identificar: normalmente, eles são maiores do que as demais caixas de som, que reproduzem sons médios e agudos.

Isso ocorre para que o cone existente no seu interior possa mover mais ar enquanto vibra e emitir as frequências mais graves, geralmente mais difíceis de ser alcançadas.

Esse equipamento pode ser dividido em duas categorias: passivo ou ativo.

Subwoofers passivos não possuem amplificadores próprios e não necessitam de fonte exclusiva de energia, uma vez que recebem o som já amplificado de algum aparelho ao qual estão conectados.

Já os subwoofers ativos são equipados com um amplificador próprio e por isso precisam de fonte de energia. A vantagem é que possibilitam configurações mais detalhadas de som.

Outra característica que pode variar é o diâmetro do cone de um subwoofer. No mercado, os tamanhos mais comuns são 8, 10 ou 12 polegadas, embora existam opções de 15, 18 e até 21 polegadas.

Nos cones maiores, a quantidade de ar movimentada é maior. Isso tem duas consequências: maior potência sonora em ondas graves e tempo mais lento de resposta. O contrário ocorre nos cones de menor diâmetro.

 

Qual a diferença entre woofer e subwoofer?

Os woofers são alto-falantes que trabalham na faixa de frequência de 50 a 4.500Hz, aproximadamente. Essa faixa é de médio-graves e graves. Já os subwoofers, como vimos, trabalham em uma faixa menor, dos graves e subgraves.

Ou seja, eles são capazes de emitir frequências abaixo da capacidade dos woofers, sendo ideais para som ambiente residencial, especialmente no caso de espaços internos.

Embora as frequências cobertas por woofers e subwoofers se sobreponham, um sistema de som que use ambos, assim como outros alto-falantes, pode cobrir uma faixa maior do espectro sonoro, o que resulta em maior precisão.

 

 

Por que o subwoofer é importante?

O subwoofer é provavelmente o tipo de coisa que você não percebe a falta que faz até que tenha um. Se você começar a ver filmes ou ouvir música com a presença desse alto-falante, certamente não vai mais querer ficar sem.

Esse aparelho é o responsável por transmitir a “emoção” de uma música ou da trilha sonora de um filme.

Para entender o que queremos dizer, pense no som reproduzido por notebooks e celulares. Não parece mais “seco”? Isso é resultado da ausência de tons mais graves.

Com o subwoofer, as músicas parecem possuir mais “camadas”, as cenas de suspense são mais arrepiantes, as cenas de ação com helicópteros e explosões são mais vibrantes etc.

Sua importância reside justamente na qualidade que ele adiciona à experiência sonora. Mais do que potência, um bom sistema de som é aquele que assegura a capacidade de reprodução de diferentes tons, dos mais agudos aos mais graves.

Inclusive, quando um sistema de som não tem subwoofer, há uma tendência de tentar “compensar” e aumentar demais o volume, pela falta de um “batidão”. Por outro lado, um som que reproduz todas as frequências do espectro audível, de 20hz a 20.000hz, não só produz mais “saciedade”, como faz isso sem necessidade de incomodar os vizinhos.

Em resumo, ser capaz de oferecer ao ouvido humano uma frequência maior de sons é o que cria a sensação de profundidade e imersão, que por sua vez gera uma experiência sonora mais rica.

Qualquer sistema de som bem projetado possui ao menos um subwoofer, incluindo home theaters, sistemas de som ambiente e sistemas de som automotivo.

Ter um subwoofer é muito importante para a experiência sonora. Saiba mais

 

Como escolher um subwoofer para som ambiente residencial

Da mesma forma que ocorre com outros equipamentos de som, não existe uma melhor marca ou melhor modelo universal, que funcione em todos os casos.

O subwoofer ideal para sua casa dependerá do seu projeto de som, ou seja, do local e da finalidade de uso do equipamento.

Você quer montar um projeto de som ambiente para uma área gourmet? Ou para um home theater na sua sala de TV? Isso pode exigir diferentes características, como tamanho, faixa de frequência e potência.

Geralmente, os modelos ativos são mais aconselhados, por possuírem amplificação própria e permitirem ajustes de som mais finos.

Outra dica é que, normalmente, quanto maior a polegada do cone, maior a potência da caixa, bem como seu custo.

Vale lembrar ainda que existem diversos fabricantes com produtos bem recomendados no mercado, mas que possuem faixas de preços e de qualidade muito diferentes, como Pioneer, Yamaha, AAT e Onkyo.

Para não errar nas suas escolhas, o ideal é contratar uma empresa especializada em som ambiente que faça um projeto exclusivo para a planta da sua casa.

Dessa forma, todos os equipamentos e seu posicionamento nos ambientes podem ser planejados de acordo com seus gostos e seu orçamento e instalados devidamente, otimizando a experiência e evitando frustração.

Quer saber mais sobre projetos personalizados de som ambiente? Fale conosco! Você pode tirar suas dúvidas, solicitar um orçamento e até visitar nosso show room.
Som Ambiente

Comentários

Siga

Inscreva-se

Adicione seu e-mail aqui e receba as
novidades Kosten-haus em primeira mão.

Fale conosco

Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato

Formulário