O que é e como casar impedância em caixas de som
Saiba por que a impedância é tão importante para sistemas de som, e como fazer o seu “casamento”
Já ouviu falar de impedância?
Essa é uma medida muito importante em sistemas de som. Isso porque, se você utilizar equipamentos com impedâncias incompatíveis, pode ter uma experiência ruim e até queimar suas caixas acústicas.
Saiba o que é e como casar a impedância de equipamentos de som para otimizar a potência de seu sistema:
O que é impedância?
A impedância elétrica é a oposição que um circuito elétrico faz à passagem de uma corrente quando submetido a uma tensão. Ela é medida em ohms (Ω).
Equipamentos de som - como amplificadores, receivers e caixas de som - todos possuem valores nominais de impedância, geralmente entre 2 e 16 ohms. Você pode encontrar essa informação na parte traseira do aparelho.
Mas por que esse parâmetro importa?
Porque o casamento de impedância no sistema de som permite que os equipamentos tenham o melhor funcionamento possível, incluindo sua melhor potência.
No geral, sistemas de som de baixa impedância têm baixa resistência e a eletricidade flui com facilidade. Eles não suportam grandes distâncias e são mais utilizados em som ambiente residencial para oferecer qualidade e potência.
Já sistemas de alta impedância têm maior resistência elétrica e são mais recomendados para locais com um grande número de caixas de som.
Em qualquer projeto sonoro, é essencial utilizar aparelhos com impedância compatível, ou fazer ligações paralelas ou em série para adequá-los. O problema está, justamente, em saber fazer essa “conta” e casar corretamente a impedância.
Como casar a impedância em sistemas de som
Casar a impedância significa tornar os equipamentos de som compatíveis através do controle da corrente elétrica entre eles.
A principal regra é: as caixas de som precisam ter impedância igual ou maior que a impedância do amplificador, receiver ou módulo ao qual estiverem ligadas – caso contrário, correm o risco de queimar muito facilmente.
Por exemplo, uma caixa de 4 ohms pode ser ligada em um amplificador que suporta no mínimo 4 ohms, mas não em um que suporta pelo menos 8 ohms.
O inverso é aceitável, ou seja, alto-falantes podem ter impedância maior do que a impedância mínima do amplificador.
Por exemplo, caixas de 8 ohms podem ser ligadas a um aparelho de 4 ohms – a única questão é que perderão potência. Em tese, uma caixa de 8 ohms e 100W poderia entregar apenas 50W, digamos.
Em sistemas de som, é muito comum precisar conectar amplificadores e caixas de som com impedâncias diferentes. Daí vem a importância de fazer o casamento de impedância para atingir sua potência ideal.
Por exemplo, digamos que você queira conectar caixas de som de 8 ohms a um amplificador de 4. Para isso, é necessário diminuir a impedância das caixas, o que pode ser feito com uma ligação em paralelo.
Já se você tiver que aumentar a impedância de suas caixas de 4 ohms para casá-las com um amplificador de 8 ohms, pode fazer uma ligação em série.
Resumindo: a ligação em paralelo divide a impedância das caixas pela metade, enquanto a ligação em série soma a impedância de cada caixa do circuito.
Há ainda a possibilidade de fazer uma ligação mista a fim de ajustar a impedância de qualquer número de caixas até que o valor fique o mais próximo possível à impedância do amplificador.
Dica para reaproveitar caixas de som ou amplificador: casamento de impedância
Se o seu receiver queimou ou se você trocou de aparelho e gostaria de reutilizar caixas de som antigas, pode ligá-las a um amplificador respeitando sempre a impedância.
Em outras palavras, pode usar as caixas de som antigas em um novo amplificador compatível.
Também pode comprar novas caixas de som com a impedância correta para um amplificador existente.
Existe uma “melhor impedância” para equipamentos de som?
Talvez você esteja se perguntando qual a melhor impedância para seu sistema de som, se é 4 ou 8 ohms, por exemplo.
Projetos de som ambiente costumam ser sistemas de baixa impedância. Dito isto, não existe uma “melhor impedância”; o que existe é um projeto mais adequado para a sua casa, com impedância casada.
Para aproveitar ao máximo seu som ambiente, o melhor caminho é fazer um projeto personalizado para seus gostos e para a planta da sua casa, o que inclui escolher a potência e a impedância adequadas.
Se fizer o projeto com uma empresa especializada, além de contar com conhecimento técnico e boas indicações, você obtém também instalação profissional e assistência técnica contínua para garantir um som otimizado.
Caixa de som de embutir ou de sobrepor: qual é melhor?
Anterior
Como aumentar a vida útil de seus equipamentos de som ambiente
Próximo
Comentários
Siga
Categorias Populares
Fale conosco
Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato