Som para área gourmet: como montar um bom projeto para ambientes externos

Saiba como escolher as melhores caixas e montar um som ambiente de qualidade em áreas externas
Som para área gourmet: como montar um bom projeto para ambientes externos
Kosten-haus , 22/07/2021

Se você tem uma área externa para lazer, como área gourmet, churrasqueira, varanda ou piscina, provavelmente deseja equipá-la com um som ambiente.

Seja para curtir uma música, assistir a uma partida de futebol, dar uma festa, receber a família ou os amigos - tudo fica melhor com uma sonorização de qualidade.

Para não errar nas escolhas, no entanto, é importante ter um bom projeto e considerar os equipamentos mais adequados para um espaço aberto.

 

 

A sonorização de ambientes fechados, como uma sala residencial, por exemplo, não deve ser igual a de uma área externa, como uma varanda gourmet.

Saiba o que levar em conta na hora de projetar um som para sua área gourmet e confira dicas para aproveitar a experiência ao máximo:

 

Projeto de sonorização para área externa

Alguns dos fatores que não podem ser ignorados ao planejar o som de sua área gourmet são:

 

Resistência e potência das caixas acústicas

Quando falamos em espaços abertos, isso significa que as caixas de som provavelmente ficarão expostas ao clima, ou seja, luz solar, vento, chuva etc.

Existem equipamentos resistentes à exposição solar e com proteção contra poeira e jatos de água, por exemplo. Caixas seladas, no geral, ajudam na conservação dos aparelhos.

A potência é outro fator que deve ser colocado em perspectiva, levando-se em consideração o tamanho do ambiente.

Normalmente, áreas externas exigem maior potência acústica do que as internas, pois são mais propensas a interferências, como barulho do trânsito, construções, vizinhos e outros ruídos.

No entanto, se o seu espaço não for muito grande, não adianta exagerar – provavelmente, você não conseguirá utilizar o som no volume máximo sem causar desconforto e tornar impossível para as pessoas conversarem entre si.

De forma geral, pode ser recomendável obter caixas acústicas do tipo “outdoor”, desenvolvidas com pintura e potência adequadas, proteção ao clima e outros recursos alinhados com o uso externo.

Som para área gourmet: saiba como escolher

 

Amplificadores e multirooms

Sonorizar um ambiente não se resume a escolher uma caixa acústica com boa potência. É preciso levar em consideração diversos itens que afetam a experiência sonora, como amplificadores e cabos.

O coração de qualquer sistema de som ambiente é o amplificador. Sem esse equipamento, não importa a qualidade ou a potência de suas caixas acústicas, o resultado não será o mesmo.

Se o seu projeto pede várias zonas de som – digamos, uma para música nas mesas, outra na piscina, outra para a bancada com TV -, o ideal é considerar uma central multiroom, um sistema baseado em um único aparelho capaz de sonorizar diversos ambientes ou zonas.

Especialmente se o seu desejo é sonorizar diversos cômodos da casa, não só a área externa, a central faz sentido. Ela tornará mais prático controlar todas essas zonas, suas entradas, saídas e conectividades. 

Com um sistema desse tipo, é possível concentrar equipamentos (como aparelhos de blu-ray, decoders de TV por assinatura, Apple TVs e muito mais) em um único ambiente, distribuindo estrategicamente apenas as caixas acústicas.

Som para área externa: como escolher

 

Conectividades

Hoje em dia, observar as conectividades de equipamentos sonoros é indispensável para ter uma boa experiência.

Pense em características como Wi-Fi, Bluetooth, comando por voz, bem como facilidade de conexão com outros dispositivos, como notebooks, celulares e tablets. Quais conectividades você acha mais importante ter?  

Novamente, quanto mais entradas, saídas e conectividades você desejar, mais faz sentido ter uma central multiroom.

 

Instalação

A instalação de todos os itens de um sistema de som, como amplificador (ou central multiroom), caixas acústicas e cabos, não é tão simples quanto parece.

Além de exigir experiência e cuidado para não danificar nenhuma estrutura, bons projetos de som são aqueles nos quais cada aparelho é planejado e posicionado estrategicamente de forma a garantir o melhor resultado possível.

Por exemplo, ao contrário de caixas outdoor, o amplificador precisa ficar em um local protegido, conectado por meio de cabeamento a todos os equipamentos relevantes.

Já se as caixas forem instaladas em uma posição errada, isso pode prejudicar não só a acústica como a comunicação entre os equipamentos.

Imagina investir em equipamentos de qualidade, apenas para vê-los instalados incorretamente e se frustrar com o som resultante?

Para evitar esse tipo de decepção, a melhor saída é obter ajuda profissional. Uma equipe especialista pode fazer um projeto personalizado e executá-lo do começo ao fim, levando em consideração a planta da sua casa, seus gostos e seu orçamento.

Ao invés de comprar “kits” prontos, você terá uma sonorização alinhada a suas necessidades, seus objetivos e sua casa. Conhecendo seus desejos e tendo o dimensionamento adequado do espaço, os profissionais podem indicar a quantidade ideal de caixas acústicas, a potência necessária em cada uma etc.

Assim, suas chances de adquirir os melhores equipamentos, posicioná-los e instalá-los corretamente aumentam muito.

Som para área externa ou gourmet escondido na grama
É possível disfarçar as caixas de som em folhagens para ter uma aparência melhor em áreas externas

 

Som ambiente com automação: o máximo da experiência

Com um projeto personalizado, você pode ainda integrar o som ambiente à automação residencial, controlando todos os equipamentos e recursos na palma da sua mão usando o celular, assistentes como a Alexa ou um tablet.

A partir de qualquer lugar, você será capaz de gerenciar o som de todas as zonas da sua casa, inclusive criar cenas com configurações especiais para diferentes situações, como churrasco com os amigos, jantar em família, momento de relaxar... Cada uma pode até ter uma playlist específica.

Sem dúvida, isso tornará a experiência sonora ainda mais divertida, prática e completa.

Você também pode combinar a sonorização com a iluminação, a climatização e diversos outros itens da casa que podem ser automatizados, como chopeiras, cafeteiras, saunas etc.

Gostou da ideia? Entre em contato conosco! Nossa equipe pode transformar o seu sonho em realidade com o melhor projeto de som ambiente para sua casa.
Som Ambiente

Comentários

Siga

Inscreva-se

Adicione seu e-mail aqui e receba as
novidades Kosten-haus em primeira mão.

Fale conosco

Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato

Formulário