Como aumentar a vida útil de seus equipamentos de som ambiente
Para evitar custos com substituições de peças, confira dicas para aumentar a vida útil de seus equipamentos de som ambiente
Equipamentos de som precisam ser bem cuidados para durar bastante tempo. O uso indevido certamente pode diminuir a vida útil de suas caixas de som, amplificadores e cabos.
Além disso, da mesma forma que ocorre com carros, aparelhos de ar-condicionado e outros produtos, a checagem regular - ou manutenção preventiva – pode ser uma boa aliada para prolongar a durabilidade de seus equipamentos de áudio.
Todo mundo já viu essa novela: ao invés de programar checagens ou limpezas, a maioria de nós simplesmente espera dar algum problema para levar o produto para a manutenção.
No melhor cenário, ficamos sem nossos aparelhos por um tempo. No pior, perdemos componentes ou mesmo todo um sistema de som por falhas irreparáveis.
Para evitar altos custos com substituições de peças, confira abaixo algumas dicas para aumentar a vida útil de seus equipamentos e nunca ficar sem som quando mais precisa (pois nossas coisas só quebram quando mais queremos usá-las, não é mesmo?).
Qualidade acima de tudo
Antes de mais nada, é importante lembrar que de nada adianta cuidar bem de seus equipamentos de som se eles não possuem boa qualidade de fábrica.
Não estamos falando apenas de escolher caixas de som caras, ou amplificadores de marcas conhecidas, e sim investir em materiais de qualidade – em todos os componentes do sistema de som – e em fabricantes com histórico confiável.
Por exemplo, os cabos de áudio são essenciais para a experiência sonora, e podem se deteriorar rapidamente se forem de má qualidade – o ideal é que sejam de cobre puro.
Em outras palavras, dependendo do fornecedor, os produtos já têm uma durabilidade maior e não precisam de manutenção frequente.
É a famosa lei do “barato sai caro” – às vezes, vale a pena gastar um pouco mais para ter um produto capaz de manter um ótimo desempenho por mais tempo.
O suporte também é muito importante – escolha fabricantes e fornecedores que ofereçam boas garantias e assistência técnica em caso de problemas.
Como cuidar de seus equipamentos de som
Veja algumas dicas essenciais para prolongar a vida útil de seu sistema de som ambiente:
Fique de olho nos componentes mais importantes
Já falamos aqui que alguns componentes fundamentais para o bom funcionamento do sistema de som são muitas vezes negligenciados, como os cabos.
Embora eles se desgastem facilmente, isso é difícil de notar, pois são encapados. A melhor saída é adquirir cabos de excelente qualidade e respeitar suas condições de uso.
Quanto aos amplificadores ou caixas de som, um problema comum é o acúmulo de poeira, o que atrapalha a experiência sonora.
Você pode limpá-los, tomando cuidado para não os molhar. A umidade, além de também prejudicar a transmissão sonora, tem o risco adicional de causar curtos-circuitos. Use um pano seco ou, se os equipamentos já estiverem úmidos, seque-os bem em seguida.
Voltagem e amperagem
Cada equipamento de som possui componentes eletrônicos com voltagem e amperagem máximas. Se você não respeitar esses limites, eles podem ficar sobrecarregados e exigir manutenção ou troca com mais frequência.
Se você não tem certeza se está fazendo uso correto de seus equipamentos, converse com seu fornecedor ou peça a um especialista que cheque o desgaste dos componentes.
Evite condições climáticas adversas
Seus equipamentos de som ficam expostos a condições climáticas adversas, como sol, altas temperaturas, vento, chuva, poeira?
Embora existam aparelhos específicos para uso em áreas externas, não deve haver abuso deste tipo de exposição.
Por exemplo, você nunca deve deixar suas caixas de som totalmente expostas durante uma tempestade. É interessante também limpar a poeira, não deixar que folhas e galhos enrosquem nos componentes etc.
Se o seu equipamento não é próprio para isso, muito menos deve ser exposto. Caso contrário, a manutenção será frequente.
Programe manutenções preventivas
Pode ser interessante programar uma checagem regular de seus equipamentos de som uma vez ao ano, ou uma vez a cada dois anos, dependendo da idade desses equipamentos, da frequência de uso e de fatores como exposição climática.
Se um técnico verificar seus equipamentos periodicamente, você pode trocar os componentes necessários na hora certa, evitando perdas e aproveitando seu sistema de som ao máximo.
Vale lembrar que, por melhor que você cuide de seus equipamentos, não há como evitar o desgaste natural. Às vezes, quando um aparelho não apresenta mais condições de uso, é porque chegou ao fim de sua vida útil, sendo mais vantajoso adquirir um novo.
A manutenção preventiva, neste aspecto, te ajuda a entender quais equipamentos realmente precisam ser substituídos, e quando.
Procurando equipamentos de som de qualidade?
Uma das melhores formas de ter um som ambiente de qualidade é fazendo um projeto personalizado para sua casa e seus gostos.
Com a ajuda de especialistas, você pode ter equipamentos robustos e confiáveis com instalação profissional e todas as orientações necessárias para usufruir ao máximo essa experiência, além de assistência técnica contínua.
Como escolher o melhor cabo de áudio para o seu som ambiente
Anterior
O que é subwoofer e qual sua importância para o som ambiente
Próximo
Comentários
Siga
Categorias Populares
Fale conosco
Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato