Saiba tudo sobre o sistema de áudio multiroom

Central multiroom é um sistema que permite sonorizar diversos ambientes de uma casa, distribuindo o som por zonas diferentes. Confira dicas para montar um sistema multiroom personalizado para sua casa
Saiba tudo sobre o sistema de áudio multiroom
Kosten-haus , 03/08/2021

sistema de áudio multiroom é um sistema que permite sonorizar diversos ambientes de uma casa.

Também chamado de central multiroom, sua principal função é justamente centralizar os equipamentos de áudio de uma residência, recebendo, amplificando e transmitindo sinais distintos a diversas caixas de som instaladas por quaisquer cômodos desejados.

Saiba como funciona uma verdadeira central multiroom e confira dicas para montar um bom sistema multiroom para sua casa:

 

O que é sistema multiroom?

A central multiroom é um sistema de som baseado em um único aparelho capaz de sonorizar de 2 a 8 zonas diferentes. Você também pode combinar várias centrais e distribuir o áudio por mais ambientes.

É possível sonorizar qualquer local da casa - como sala, quarto, banheiro, área gourmet, varanda, escritório, sauna -, bem como sonorizar mais de uma zona dentro do mesmo ambiente.

Por exemplo, você pode ter duas zonas de som na área externa, uma na churrasqueira e outra na piscina.

Essas zonas podem ser controladas de forma independente ou unificada. Ou seja, você pode ouvir o mesmo som em várias zonas, com volumes diferentes, ou pode optar por escutar conteúdos diferentes (como músicas, partidas de futebol, filmes) em cada ambiente e assim por diante.

Isso porque a central multiroom é capaz de gerenciar todas as entradas e saídas de áudio de sua casa. É você quem escolhe quantas entradas e saídas são ideais para distribuir bem o som pela sua casa.

Sistema de áudio multiroom distribui o som pela casa com controle facilitado

Por exemplo, você pode ter um multiroom com dois canais de áudio (digamos, Spotify e TV) e 6 saídas, ou seja, 6 caixas de som posicionadas em até 6 zonas diferentes da sua casa, dos quartos a sala a área externa.

Também pode ter uma combinação de multirooms com mais entradas (como Spotify, TV e rádio) e quantas saídas essa combinação permitir, sendo possível passar de 24.

No geral, o sistema é capaz de suportar diferentes plataformas e fontes de áudio, desde players como CD e DVD até streamings, rádios, pen-drive e outros.

Outro diferencial das centrais multiroom é o modo de acionamento, ou a forma como você pode controlar as zonas de áudio nos diferentes ambientes da sua casa.

As melhores opções são aquelas que permitem o controle do sistema através de aplicativos via smartphone, tablet, assistentes de voz como a Alexa e outras interfaces inteligentes.

 

Atenção: central multiroom é diferente de setorizador

Antigamente, uma forma popular de se distribuir áudio pela casa era simplesmente ligando mais caixas a um home theater. Para isso, setorizadores eram adicionados a um receiver, por exemplo.

Essa opção é bem diferente das atuais centrais multiroom, além de ser longe de ideal.

Isso porque, normalmente, oferece pouca ou nenhuma independência na escolha da fonte de áudio reproduzida em cada uma das zonas, bem como conta com baixa potência.

O receiver também não é um equipamento adequado para a reprodução de áudio em alto volume por longos períodos de tempo (saiba mais aqui).

Quando se trata de som ambiente de qualidade, usar um amplificador é uma escolha melhor. Especialmente no caso da sonorização de vários ambientes, a configuração multiroom é a mais indicada.

Isso porque, conforme explicamos, o sistema multiroom permite um melhor gerenciamento do som, além de um controle facilitado das zonas através de aplicativos ou até via integração com automação residencial.

Como resultado, você tem acionamento totalmente independente de volume e escolha da fonte de áudio reproduzida em cada ambiente, além de potência flexível e adequada às caixas acústicas de cada ambiente.

Por fim, existem diversas opções de sistemas multiroom com muitos recursos convenientes, como conectividade Wi-Fi, além de alternativas modulares, ou seja, facilmente escaláveis e portáteis.

 

Como montar um sistema de áudio multiroom

A central multiroom tem um excelente custo-benefício, mas, em comparação com outras opções de sistemas de som, não é a mais barata.

Isso porque, além de todas as características já mencionadas, como controle individual e facilitado de várias zonas de áudio com diversas conectividades, o sistema multiroom é normalmente um projeto personalizado, desenvolvido com base na planta da sua residência e nos seus gostos.

Nem toda casa é igual; nem todo mundo quer sonorizar os mesmos ambientes, com a mesma quantidade de zonas e com a mesma potência. Para um resultado satisfatório, a saída é planejar um sistema de acordo com seu gosto e seu orçamento.

A ajuda profissional é essencial para não errar nas escolhas, uma vez que muitos fatores diferentes podem influenciar a qualidade da experiência sonora, como o material das paredes e a acústica dos cômodos, por exemplo.

Há ainda questões técnicas, como garantir que os equipamentos envolvidos no sistema de som “conversem” bem entre si. É possível usar diferentes marcas e fabricantes, mas alguns equipamentos precisam ser do mesmo padrão para funcionarem bem.

Além disso, usar aparelhos com potências e características muito diferentes causa erros como impedância descasada e consequente perda de energia dos componentes.

Com um projeto personalizado, você também garante instalação profissional, com posicionamento correto dos equipamentos e das caixas de som, além de assistência técnica autorizada.

Essas são grandes vantagens. Quando se trata de som, problemas como cabos e equipamentos mal instalados ou caixas mal posicionadas podem levar a falhas graves.

Para evitar falhas, gastos equivocados com equipamentos inadequados ou frustrações com o resultado sonoro, a melhor alternativa é contratar uma empresa especializada para cuidar do seu projeto do planejamento à instalação e eventuais manutenções, se necessário.

 

E quanto custa uma central multiroom?

No geral, o preço de um sistema de som ambiente com multiroom pode variar de R$ 15 a 30 mil para uma central equipada com aparelhos nacionais, até mais de R$ 60 mil no caso dos importados e de alto desempenho.

 

Multiroom com automação: elevando a experiência sonora

Mencionamos aqui a integração com a automação residencial como uma das grandes vantagens da central multiroom.

De fato, o som é um recurso que pode ser facilmente automatizado, o que muitas vezes torna a experiência ainda mais prática e prazerosa.

Um sistema de som ambiente personalizado e automatizado é mais fácil de configurar, ligar e desligar, uma vez que todas as caixas ficam conectadas e podem ser acessadas facilmente.

Também permite a criação de cenas especiais para momentos diferentes, de filmes a esportes, jantares íntimos, churrascos animados e muito mais.

Por fim, você pode escolher integrar, além do som, vídeo, iluminação, climatização, motorização de cortinas e diversos outros itens para aumentar a personalização e o conforto da sua casa.

Gostaria de ter uma central multiroom na sua residência? Vem conversar com a gente! Nossa equipe pode te ajudar a ter um projeto de som ambiente exclusivo, como você sempre sonhou.
Som Ambiente

Comentários

Siga

Inscreva-se

Adicione seu e-mail aqui e receba as
novidades Kosten-haus em primeira mão.

Fale conosco

Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato

Formulário