Por que usar cabo de cobre em suas caixas de som
Você sabia que a qualidade do cabo utilizado nas caixas de som influencia diretamente a experiência sonora? Entenda a diferença entre cabos de cobre, alumínio, prata e ouro
Você sabia que a qualidade do cabo utilizado nas caixas de som influencia diretamente a experiência sonora?
Embora existam caixas com conexão sem fio, os cabos ainda são a forma mais segura e eficaz de transmitir áudio.
E, quanto maior a qualidade dos materiais utilizados nessa fiação, melhor será o resultado acústico.
Entenda a diferença entre cabos de cobre, prata, ouro e alumínio, e saiba por que vale tanto a pena investir em cabos de som de cobre puro:
Cabo de cobre x cabo de alumínio
Cabos de áudio podem ser feitos de diversos materiais, mas os mais comuns são alumínio e cobre.
O alumínio é um material mais barato e mais leve do que o cobre. Por outro lado, não possui uma boa resistência elétrica.
Por conta disso, cabos de alumínio são mais utilizados em redes de transmissão extensas, nas quais sua versatilidade e leveza são vantajosas.
Já para casas ou instalações menores, os cabos de cobre são mais recomendados por serem mais seguros e eficazes em carregar sinais elétricos.
Especialmente no caso dos cabos de áudio, o cobre traz vantagens interessantes. A flexibilidade é uma delas, o que torna mais fácil instalar caixas de som.
Outro benefício é que o cobre possui maior condutividade. Entre os metais não preciosos, é o que tem a menor resistência elétrica, o que significa que a eletricidade flui muito melhor por fios de cobre do que de alumínio, por exemplo.
Na prática, cabos de cobre levam a menos perdas na condução de sinais de áudio, o que significa que é mais difícil falhar o som, por exemplo.
O cobre também é mais resistente à corrosão, à oxidação e à condutividade térmica, de forma que os cabos feitos com esse material apresentam menor risco de superaquecimento e não desgastam com a mesma facilidade do que os de alumínio.
Ou seja, apesar de ser mais caro, o cabo de cobre compensa por gerar uma melhor experiência sonora e ser menos propenso a manutenções ou trocas de fiação.
Por que investir em cabos de potência de cobre puro?
Existem tipos diferentes de cabo de áudio, como os de potência e os de sinal.
Os cabos de potência para caixas de som são os responsáveis por carregar sinais elétricos. Por conta disso, a qualidade de sua matéria-prima pode afetar bastante a experiência sonora – já explicamos aqui que o cobre é um melhor condutor elétrico que o alumínio.
A transmissão desses sinais também pode ser diretamente influenciada pela forma com o que o cobre foi manuseado. Infelizmente, não é tão fácil saber se um cabo foi bem construído, uma vez que ele vem encapado.
Por exemplo, cabos de alumínio cobreados são pouco interessantes, pois você pode acabar pagando mais por um produto sem ter qualquer ganho real de qualidade.
A dica, então, é investir em um cabo de áudio de cobre puro, fabricado por uma empresa com boa reputação e experiente no mercado. Se estiver em dúvida, peça recomendações, pesquise e faça muitas perguntas ao vendedor.
Errar na compra desse item pode atrapalhar todo o projeto sonoro, de forma que essa não é uma boa hora para economizar.
Cobre, prata ou ouro: qual cabo é melhor?
Além do cobre, outros metais condutores podem ser utilizados na fabricação de cabos, em particular prata e ouro.
No quesito condutividade, a prata é melhor do que o cobre. Já sua maior desvantagem é a oxidação: ela se desgasta muito facilmente.
O ouro, por sua vez, é menos condutor do que o cobre e a prata, mas tem um grande valor agregado por ser um material precioso que não oxida.
Considerando o preço de cabos de prata e ouro, no entanto, o cobre segue sendo a opção com o melhor custo-benefício.
Gostaria de um projeto de sonorização residencial exclusivo?
Se você quer investir em um som residencial de qualidade, pode fazer um projeto personalizado para seus gostos, seu orçamento e a planta da sua casa com uma empresa experiente.
Dessa forma, você tem assistência na hora de escolher os produtos e garantia de qualidade nos materiais, incluindo os cabos.
Além disso, conta com instalação profissional e assistência técnica contínua para aproveitar ao máximo seu som ambiente.
Som para área gourmet: como montar um bom projeto para ambientes externos
Anterior
Projeto de som profissional: melhores dicas
Próximo
Comentários
Siga
Categorias Populares
Fale conosco
Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato