Automação residencial em apartamento: vale a pena?
Saiba como funciona a automação de apartamentos e quanto custa ter um apartamento inteligente
Se você mora em apartamento e está pensando em automatizá-lo, já deve ter se perguntado: é possível ter um apartamento inteligente? Vale a pena?
Sim. Dá para automatizar um apartamento assim como uma casa, obtendo as mesmas vantagens. E são muitas.
Apenas o fato de nunca mais ter que se levantar da cama tarde da noite para apagar aquela luz que ficou acesa sem motivo já irá convencê-lo de que compensa.
Saiba como funciona a automação de apartamentos, quais são as diferenças entre dispositivos inteligentes e um projeto profissional e quanto custa ter um apartamento inteligente:
Automação residencial em apartamento
A automação residencial é a utilização de tecnologia para integrar o controle de todos os equipamentos de uma casa ou apartamento, otimizando o seu uso, facilitando o dia a dia e economizando energia.
Em um apartamento inteligente, você pode, por exemplo, controlar as luzes, as persianas, o ar-condicionado, o áudio e o vídeo à distância, quando e como quiser, bem como pode programar cenas e tarefas para acontecerem automaticamente.
De forma geral, qualquer equipamento com acionamento eletrônico pode ser conectado ao sistema e automatizado, desde chopeiras, cafeteiras e babás eletrônicas até fechaduras eletrônicas e sensores de fumaça.
Os itens mais comuns de se automatizar, no entanto, são iluminação, climatização (ar-condicionado e piso aquecido), som ambiente, câmeras de segurança, home theater, TVs, projetores, cortinas, persianas, janelas e portas.
Você pode controlá-los separadamente ou em conjunto usando diversas interfaces diferentes, como aplicativo no celular, assistente virtual como a Alexa ou o Google Home, controle remoto universal, painel touchscreen etc.
As vantagens da automatização de apartamentos são muitas, incluindo maior praticidade e comodidade para realizar tarefas; economia de energia e maior sustentabilidade; mais segurança e valorização do imóvel.
“Plug and play” ou projeto profissional?
A automação residencial pode ser feita em qualquer espaço, pequeno ou grande. No entanto, pelo custo-benefício, é necessário avaliar se a melhor opção seria uma automação “plug and play”, que você pode fazer sozinho, ou um sistema com instalação profissional.
Existem diversos produtos “inteligentes” facilmente disponíveis no mercado, a preços muitas vezes acessíveis.
Você pode, por exemplo, comprar tomadas inteligentes, lâmpadas inteligentes e outros equipamentos “smart” - como TV, ar-condicionado, geladeira – e conectá-los a sua rede de internet, controlando-os do celular ou via comando de voz.
Diversos equipamentos “plug and play”, no entanto, ainda não possuem versão em português, o que exige que você se comunique com a inteligência artificial em inglês.
Além disso, mesmo na automação residencial DIY, é preciso tomar certos cuidados para não sobrecarregar sua rede. Caso contrário, os equipamentos podem não funcionar direito e o resultado será longe de satisfatório.
Por fim, dependendo do que você quiser instalar e onde, pode precisar da ajuda de um profissional para não causar danos ou problemas à fiação, à conexão ou à infraestrutura de sua casa.
Já um sistema de automação residencial profissional é projetado exclusivamente para sua casa e, portanto, é um produto personalizado com um custo mais elevado.
Ao mesmo tempo, por ser baseado nas suas necessidades, gostos e na planta do seu apartamento, além de contar com preparação da infraestrutura, instalações adequadas e treinamento de uso do sistema, o projeto profissional garante que você aproveite a automação ao máximo e tenha um resultado provavelmente melhor do que esperava.
Projeto de automação em apartamento
Cabe observar que a automação residencial pode ser tanto cabeada quanto sem fio. A cabeada exige uma reforma no apartamento para passar a fiação, mas é geralmente mais robusta e confiável.
Já a automação sem fio, enquanto pode ser feita com a infraestrutura existente, precisa ser muito bem planejada para funcionar corretamente. Normalmente, os especialistas usam redes diferentes do Wi-Fi de sua casa a fim de aumentar a estabilidade e segurança do sistema.
De forma geral, contratar uma equipe para fazer e instalar um projeto profissional personalizado torna a experiência da automação melhor graças à possibilidade de criação de cenas, à instalação adequada e ao uso de equipamentos e módulos mais completos e eficientes.
Uma dica interessante é fazer um orçamento de um projeto de automação profissional antes de comprar ou instalar qualquer equipamento. Assim, você pode entender melhor como funciona, quais são as possibilidades e comparar preços e benefícios.
Quanto custa para automatizar um apartamento?
Uma vez que cada projeto é exclusivo e pode variar em muitos aspectos – fabricante do sistema, itens automatizados, funcionalidades extras -, é difícil informar um preço médio.
De modo generalizado, porém, um apartamento pequeno de 50m² pode ser automatizado por cerca de R$ 15 mil.
É importante notar que alguns itens custam mais caro do que outros para serem automatizados - um ponto de iluminação, três aparelhos de ar-condicionado e duas persianas podem custar o mesmo que cinco pontos de iluminação, um aparelho de ar-condicionado e nenhuma persiana, por exemplo.
Projetos mais robustos, que incluam o controle de um sistema de home theater e/ou de som ambiente, por exemplo, podem custar em média R$ 30 a 50 mil no caso de apartamentos maiores.
Esse valor engloba não só a mão de obra, mas também os aparelhos e interfaces necessários para a experiência da automatização.
Automação Residencial Sorocaba: casa inteligente com preço justo
Anterior
Automação Residencial Americana: casa inteligente com preço justo
Próximo
Comentários
Siga
Categorias Populares
Fale conosco
Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato