Home theater: problemas mais comuns e suas causas
Não sai som de todas as caixas de seu home theater? Ele desliga sozinho? Saiba o que pode ser e como evitar esses problemas no futuro
Se você tem um home theater, provavelmente já enfrentou alguma das dificuldades listadas abaixo, como não sair som de todas as caixas acústicas, ou o aparelho desligar sozinho.
Por que isso acontece?
Confira os problemas mais comuns que ocorrem em home theaters, quais são as causas mais prováveis para eles e como evitá-los no futuro:
Por que não sai som de todas as caixas do meu home theater?
Existem diversos motivos pelos quais pode não sair som de todas as caixas de seu home theater.
Antes de passarmos para os problemas técnicos mais comuns, é importante checar a integridade dos cabos e a conexão. Especialmente quando não sai som nenhum, pode ser uma questão de cabo danificado, por exemplo.
Se não for o caso, provavelmente, um modo de áudio incompatível foi selecionado – por exemplo, se a fonte de áudio é 2.1 e o seu home é 5.1, a transmissão não acontecerá em todas as caixas.
Se quiser ter certeza, você pode fazer testes com outras mídias, que você sabe que possuem áudio 5.1. Se estiver utilizando fontes como DVD, por exemplo, é importante usar sempre mídias originais. Você também pode verificar se o receiver está definido para o modo de áudio correto.
Em casos menos frequentes, as caixas que não estão funcionando podem ter queimado.
Também, dependendo do produto adquirido, o som pode não ser suportado em todas as caixas em uma entrada auxiliar, por exemplo, apenas em função DVD.
Se estiver em dúvida, consulte o manual do fabricante de seu home theater e confira as informações e testes que você pode fazer para saber se está tudo em ordem.
Home theater desligando sozinho: o que pode ser?
Mais uma vez, existem diversas razões para um home theater ligar ou desligar sozinho. Uma das mais comuns é superaquecimento.
O superaquecimento ocorre normalmente por mau uso do aparelho, como impedância descasada – o que significa que você está utilizando uma caixa inadequada para a parte eletrônica de seu home theater. Por isso, ele “desarma”, como se fosse um curto-circuito.
Seu home theater desliga quando você aumenta muito o volume? Exagerar na potência também causa esse problema, ou seja, usar uma caixa no volume e potência máxima que o sistema pode oferecer.
Pode parecer uma coisa simples, mas esse não é o comportamento ideal para um home theater, especialmente se você o utilizar para ouvir música no volume máximo.
Existem sistemas (mais caros) próprios para serem usados na potência máxima alcançada, mas essa não é a regra. O home theater, diferente de um sistema de som ambiente com amplificador, por exemplo, é projetado para imersão em filmes e não para uso prolongado em volume máximo.
Muito tempo de funcionamento pode sobreaquecer o aparelho e, por consequência, causar seu desligamento automático (uma forma de proteção à parte eletrônica do receiver).
Geralmente, aparelhos de home theater tem um modo “stand by” automático, o que significa que desligam sozinhos após cerca de 5 ou 6 horas de uso. Esse tempo pode ser diferente no seu aparelho.
Se ele está desligando muito rápido, digamos, com 30 minutos de uso, pode ser que a função “stand by” ou um modo “soneca” (função dormir) estejam acionados para um tempo encurtado.
Zumbido no home theater: o que pode ser?
Se o seu home theater faz um chiado eletrônico, uma espécie de zumbido agudo, pode ser que você esteja colocando um sinal de áudio 5.1 em uma entrada 2.1.
Ou seja, a fonte de áudio é incompatível com o aparelho.
Outras possibilidades para zumbidos e chiados são: a fiação de som está passando junto com a parte elétrica (tomadas); interferência nos cabos de fonte de áudio; falta de aterramento do receiver.
Home theater não liga: o que pode ser?
Da mesma forma que o primeiro item, antes de passarmos para os problemas técnicos mais comuns, cheque a integridade dos cabos e verifique se tem energia na tomada que você está utilizando.
Você pode fazer testes em outras tomadas, ou usando um dispositivo diferente, como uma luminária, na tomada desejada para ver se está funcionando.
Outra opção é checar o fusível de proteção do home theater. Se ele estiver normal, verifique se o aparelho entrou em modo de proteção – o procedimento para tanto deve ser facilmente encontrado no manual do fabricante.
Se nada disso funcionar, é provável que o home theater tenha queimado. Nestes casos, o ideal é levar para a assistência técnica para confirmar.
Home theater queimou: o que fazer com as caixas de som?
Bom, isso depende do tipo de aparelho que você tem. Se for um “home theater in a box”, termo utilizado quando você adquire todas as peças (o receiver e as caixas de som) em uma só caixa, geralmente não é possível reutilizar as caixas com outro aparelho.
Embora existam opções de home theater in a box mais avançadas, a maioria possui caixas menores e menos potentes, projetadas para serem utilizadas em conjunto com o receiver em frequências determinadas. Logo, não são adequadas para uso em outro sistema.
Se valer a pena, você pode utilizar as caixas para uma finalidade diferente – conectadas a um amplificador, por exemplo, para tocar o som de uma fonte de áudio única.
Se o seu home theater for personalizado, você tem a opção de trocar apenas o receiver.
Como evitar esses problemas com o seu home theater
Não conseguir ouvir som de todas as caixas ou desligar sozinho são problemas bem chatos que podem ser frequentes caso o seu aparelho seja inadequado para o uso que você quer fazer dele.
Antes de adquirir um home theater, é importante pesquisar bastante sobre as opções do mercado, e não somente modelos “in a box”.
Embora os modelos montados à parte sejam realmente mais caros, o ganho em qualidade é substancial.
Por exemplo, se você projetar um home theater com uma empresa experiente, a qualidade do sistema será bastante superior - não só porque você terá opção de adquirir caixas mais potentes, mas porque o sistema será pensado para suportar o som que você quer ouvir, na frequência, volume e quantidade de tempo que você deseja. Ou seja, satisfação garantida.
Obviamente, home theaters personalizados também são mais caros que os modelos "in a box". Projetos exclusivos de áudio e vídeo saem a partir de R$ 20 mil, com as opções de maior qualidade custando geralmente em torno de R$ 30 a 60 mil.
Há ainda a opção de transformar o seu sistema de som em um home theater inteligente, integrando-o à automação residencial. Com certeza isso tornará a experiência ainda mais incrível.
Comentários
Siga
Categorias Populares
Fale conosco
Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato