Home theater personalizado: o que é, vantagens e quanta custa

O home theater personalizado é um sistema montado separadamente de acordo com o gosto e as necessidades do cliente. Conheça as principais vantagens de ter um home theater personalizado e saiba quanto custa montar o seu
Home theater personalizado: o que é, vantagens e quanta custa
Kosten-haus , 28/06/2021

O home theater personalizado é um sistema de home theater montado separadamente de acordo com o gosto e as necessidades do cliente.

Diferentemente dos equipamentos vendidos no varejo, também chamados de “home theater in a box” (ou “inabox”), você não recebe todos os componentes em uma só caixa.

Ao invés disso, uma equipe de especialistas projeta um sistema exclusivo para você, levando em conta o tamanho e a acústica do cômodo no qual você quer montar seu cinema em casa, bem como os seus desejos e o seu orçamento.

Além disso, o home theater personalizado pode ser integrado à automação residencial, o que torna a experiência ainda mais única e divertida.

Por fim, você conta com ajuda profissional para a instalação dos equipamentos, incluindo a infraestrutura de cabos, e até treinamento das funcionalidades se necessário.

Conheça as principais vantagens de ter um home theater personalizado e saiba quanto custa montar o seu home theater inteligente:

 

Vantagens de ter um home theater personalizado

Enquanto é possível comprar um home theater “in a box”, esses modelos costumam ser muito mais limitados em qualidade do que home theaters personalizados.

Além disso, a instalação dos equipamentos não é tão simples, de forma que você pode acabar com um emaranhado de fios ou problemas piores na sua sala.

Isso sem mencionar que, para que o home theater funcione de fato como um cinema em casa, as caixas acústicas precisam ser corretamente posicionadas no cômodo, bem como a infraestrutura precisa ser bem planejada, considerando as conectividades desejadas (com Apple TV, por exemplo).

Em outras palavras, quando você faz um projeto junto a uma equipe profissional, tem a oportunidade de escolher entre equipamentos e marcas muito superiores do que as normalmente encontradas nas lojas, além de não se preocupar com a instalação e com o posicionamento das caixas de som.

A maior vantagem, no entanto, é justamente a parte do “personalizado”: é isso que garante que o resultado esteja totalmente alinhado com suas expectativas.

Ao adquirir um produto padrão, você pode pagar mais por recursos que não utiliza, ou então sentir falta de funcionalidades que seriam realmente úteis para você.

Também pode ter problemas por má instalação, ou simplesmente porque sequer conhece tudo o que o equipamento tem a oferecer. A forma mais simples de obter tudo aquilo que você espera é com um projeto feito especialmente para você.

 

Como funciona o projeto de home theater personalizado

Com a ajuda de técnicos, cria-se um projeto exclusivo para sua casa a fim de obter a melhor experiência de som e imagem.

Para dar os passos iniciais, é preciso enviar a planta da residência. O projeto de home theater personalizado é frequentemente acompanhado de um projeto de cabeamento estruturado, de forma que a infraestrutura de cabos é otimizada e fica “escondida”, deixando a sala mais segura e bonita e garantindo a qualidade dos equipamentos conectados aos fios.

Poucas pessoas se atentam a isso, mas a qualidade dos cabos pode influenciar enormemente a qualidade do som.

Em seguida, você pode escolher os componentes de seu home theater, como receiver, caixas acústicas e subwoofer, levando em conta características como qualidade de diferentes marcas, potência e funcionalidades como conectividade.

Geralmente, equipamentos convencionais encontrados no varejo possuem qualidade inferior, menos recursos e menor vida útil do que as opções apresentadas em projetos personalizados, capazes de dar conta de uma gama de situações e gostos diferentes.

A partir do tamanho e do formato do cômodo, bem como outros fatores que possam alterar a experiência sonora, como mobília, material da parede e tipo de piso, os especialistas podem sugerir as melhores escolhas para sua sala a fim de evitar efeitos como reverberação, distorções e ressonância.

Os profissionais também podem dar dicas de como resolver potenciais problemas, através, por exemplo, da colocação de itens que possam ajudar a absorver ou propagar o som, como cortinas, carpetes e sofás forrados com determinados tecidos.

Por fim, o projeto prevê o posicionamento correto das caixas de som, considerando distância e altura, para que você obtenha realmente o efeito surround – aquele que dá a sensação do som vir de todos os lados, criando um ambiente imersivo.

Vale lembrar que as caixas podem ser posicionadas no chão (torre), em móveis (bookshelf), na parede (satélite) ou mesmo podem ser embutidas no forro de gesso (InCeiling) ou nas paredes (InWall). Cada uma das opções possui vantagens e desvantagens, o que é mais um motivo para obter ajuda profissional e saber qual é a melhor alternativa para sua casa.

Por exemplo, espaços menores podem requerer a praticidade das caixas embutidas, mas a experiência acústica é geralmente superior com caixas do tipo torre ou bookshelf.

Home theater personalizado tem muitas vantagens

 

Home theater inteligente

Outra grande vantagem do projeto personalizado é que ele é facilmente integrado com automação residencial, coisa que nem sempre acontece com aparelhos “in a box”.

Ao automatizar o controle do sistema de home theater, você pode controlar som e áudio de forma unificada e facilitada, com um único toque, clique ou comando de voz.

Também pode criar cenas ou configurações especiais para momentos diferentes, especialmente se automatizar também itens como iluminação, climatização (ar-condicionado) e cortinas.

O filminho de sexta à noite nunca mais será o mesmo: você finalmente saberá o que é ter um verdadeiro cinema em casa.

 

Quanto custa um home theater personalizado?

Se há alguma “desvantagem”, é que o projeto exclusivo é consideravelmente mais caro do que um home theater in a box – pelo menos três a cinco vezes mais caro, dependendo dos equipamentos a serem comparados.

De forma geral, um sistema de home theater personalizado e inteligente com controle automatizado e composto por aparelhos nacionais sai a partir de R$ 20 mil, incluindo a instalação.

Esse valor pode ser maior caso você deseje mais funcionalidades, interfaces de controle mais sofisticadas, marcas importadas etc. Um projeto de excelente qualidade, por exemplo, pode custar em torno de R$ 40 mil ou mais.

Mais do que olhar valores, no entanto, é preciso pensar no custo-benefício de um sistema personalizado.

Conforme explicamos, ter um projeto exclusivo que atenda perfeitamente às suas necessidades e desejos, e instalado profissionalmente, não tem preço.

Não só você não precisará se preocupar com nenhum detalhe como terá com certeza uma experiência incrível, melhor até do que havia imaginado.

Se interessou? Entre em contato conosco! Tire suas dúvidas, solicite um projeto ou uma visita nosso show room. Será um prazer atendê-lo!
Home Theater

Comentários

Siga

Inscreva-se

Adicione seu e-mail aqui e receba as
novidades Kosten-haus em primeira mão.

Fale conosco

Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato

Formulário